Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Mais uma VISÃO VERDE nas bancas

Revistas

Capa da Edição Anual

Esta quinta-feira chega às bancas a décima VISÃO Verde – a nossa edição anual dedicada aos temas ambientais. Este ano, a estrela são os peixes

Poucos assuntos nos dizem tanto, enquanto portugueses: somos uma das nações do mundo que mais pescado consome, com 57 quilos anuais por pessoa (e também por isso temos uma responsabilidade acrescida...). Mas os oceanos estão cada vez mais esgotados, e o nosso apetite está a crescer. Quais são, então, as soluções para combater a pressão sobre o mar? Que espécies estão em maior risco? Vamos poder continuar a manter o nosso estilo de vida, recheado de bacalhau e sardinha, que de certa forma ajuda a definir-nos enquanto povo? Vários artigos respondem a estas e outras perguntas, e com o valor acrescentado das ilustrações científicas de um dos maiores do mundo nesta área: Pedro Salgado.

Mas não nos limitámos a fazer a radiografia aos stocks pesqueiros: pusemos a mão na massa e embarcámos numa traineira, para ver in loco a pesca da sardinha e ouvir quem vive da arte; contamos a história do declínio dos espetáculos com orcas; falamos sobre alguns dos mitos mais comuns do ambiente; entrevistamos uma das principais caras do movimento ambientalista português, Francisco Ferreira; e ainda mergulhámos na deliciosa moda do peixe cozinhado sem ser cozinhado, dos ceviches, tártaros e carpaccios. Mas sempre sem esquecer o que nos traz aqui: a sustentabilidade do planeta. Porque só temos um.