Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Japão e UE retomam negociações sobre acordo comercial

Lusa

  • 333

Tóquio, 24 jun (Lusa) -- O Japão e a União Europeia (UE) retomaram hoje, em Tóquio, as negociações para a assinatura de um acordo de livre comércio, naquela que figura como a segunda ronda de conversações depois da realizada, em meados de abril, em Bruxelas.

Após um primeiro encontro, que serviu para estabelecer os procedimentos iniciais, espera-se que os dois blocos discutam, na capital nipónica, a partir de hoje e até ao próximo dia 03 de julho, a eliminação de barreiras, a fim de promover o crescimento e o comércio, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês, citado pela agência Efe. Neste sentido, a segunda ronda centrar-se-á no debate de temas como o comércio de bens e serviços, investimento e propriedade intelectual.

O Japão é o sétimo maior parceiro comercial da UE, enquanto o bloco europeu é o terceiro do país asiático. De acordo com a Comissão Europeia, o acordo pode aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) europeu em um por cento e elevar em cerca de um terço as exportações para o Japão.