Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Greve geral: Países com sucesso são os que levam diálogo social a sério - Líder Sindicatos Europeus

Lusa

  • 333

Bruxelas, 13 nov (Lusa) -- A secretária-geral da Confederação dos Sindicatos Europeus considera que os países resgatados correm o risco de ver desmantelado o modelo social e advertiu que os países de sucesso são aqueles onde "os governos levam o diálogo social a sério".

Em entrevista à Lusa, em Bruxelas, em vésperas de uma jornada de luta europeia contra a austeridade, a 14 de novembro, que inclui uma greve geral em Portugal, Bernadette Ségol lamenta que, "apesar de os factos mostrarem que estas políticas não estão a resultar", Bruxelas e os governos insistem na mesma "receita", esperando que as economias dos países sob austeridade acabem por recuperar um dia, mas, teme, à custa de importantes perdas.

"Mas o que vai acontecer entretanto é o desmantelamento do modelo social, a capacidade negocial dos sindicados e o enfraquecimento da proteção social e dos serviços públicos. É isso que está em jogo hoje em dia", apontou, acrescentando que foram direitos que levaram décadas a ser conquistas e "muito dificilmente" serão recuperados.