Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Angola pode liderar produção de petróleo em África já em 2014 - Analista

Lusa

  • 333

Londres, 12 jul (Lusa) - Angola está a caminho de se tornar o primeiro produtor africano de petróleo já no próximo ano, ultrapassando a Nigéria devido às dificuldades internas deste país, de acordo com a consultora Energy Aspects, citada pelo Financial Times.

De acordo com o analista-chefe para a área do petróleo da Energy Aspects, Amrita Sen, "a produção angolana tem vindo lentamente a subir devido às novas explorações, enquanto a produção da Nigéria tem caído devido a roubos de petróleo e a interrupções no fornecimento, o que levou a que a produção nigeriana tenha passado de 2,2 milhões de barris por dia, em 2012, para menos de 1,9 milhões atualmente".

Angola, aliás, já tem ultrapassado a produção nigeriana nalguns meses neste ano. Segundo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEC, na sigla em inglês), em maio a Nigéria produziu 1,676 milhões de barris diários, ao passo que Angola chegou aos 1,730. Em abril, a Nigéria voltou à liderança, mas por pouco: 1,727 contra 1,711 milhões por dia.