Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Quem sabe se não estará aqui um dos Futuros Presidentes de Moçambique?

Durante duas semanas, vamos acompanhar o diário de viagem do escritor Ricardo Henriques e do fotógrafo Luís Mileu pelo norte de Moçambique. A VISÃO em parceria com o projeto Futuros Presidentes

“A escola foi para mim como um barco: me dava acesso a outros mundos.”

Mia Couto, em O Último Voo do Flamingo

Futuros Presidentes é um projeto para expor a verdade na qual vivem milhares de crianças em Moçambique: sem apoio educativo, nunca poderão sonhar em tornar-se futuros presidentes do seu país.

Vamos embarcar numa viagem até o norte de Moçambique para contar as histórias de algumas destas crianças e das suas comunidades. O nosso ponto de encontro é o impacto direto que o trabalho da Helpo, uma ONG portuguesa, tem na sua educação.

Sempre através da perspetiva narrativa de Luís Mileu (fotógrafo) e Ricardo Henriques (escritor), vamos conhecer alunos que caminham diariamente vários quilómetros para irem à escola, que têm aulas em salas sem paredes e sem teto ou que apenas não faltam à escola para comerem um pão.

Partindo das bases operacionais da Helpo em Pemba e Nampula, Luís Mileu e Ricardo Henriques vão percorrer mais de 15 comunidades com intervenção direta da Helpo, explorando uma visão antropológica para que consigamos ver como é urgente contribuir para a educação destas crianças.

Acompanhe aqui esta viagem no site da VISÃO. Quem sabe se não conhecerá pelo menos um dos Futuros Presidentes da República de Moçambique?