Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Um milhão de adultos portugueses são obesos

Sociedade

  • 333

Além disso, 3,5 milhões são pré-obesos. Um número alarmante, sobretudo porque além dos efeitos mais óbvios e conhecidos,  a obesidade pode ir mais longe. Conheça oito efeitos surpreendentes da obesidade, através da INFOGRAFIA

Um relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) que será publicado esta quinta-feira, classifica a obesidade como "provavelmente, um dos maiores problemas de saúde pública em Portugal".

A nota de imprensa da DGS sobre o documento do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável sublinha que, tal como acontece noutros países, são os grupos socialmente mais vulneráveis que parecem estar mais expostos a situações de "risco nutricional".

Outra conclusão do relatório é a de que há uma maior necessidade de apoio alimentar e nutricional por parte dos serviços de saúde à população mais idosa.

Mas as preocupações começam logo na infância, com os especialistas a detetarem "uma disponibilidade excessiva de doces e bebidas açucaradas" durante os primeiros três anos de vida, que depois se prolonga na adolescência.