Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Quando fotografar comida pode ser um problema

Sociedade

  • 333

Conhece alguém ou é dos partilha nas redes sociais fotos das refeições que faz? Psiquiatras avisam que o vício de documentar a comida que ingere pode ser sinal de um problema de alimentação mais alargado

Valerie Taylor, diretora de psiquiatria num Hospital de Toronto, Canadá relata ao The Huffington Post que tem pacientes para quem a relação com a comida é problemática e têm de lutar para que esta não seja o elemento principal de toda a sua interação social: "o que comem, quando comem, quando vão comer outra vez".

Na Cimeira da Obesidade, que decorreu na semana passada, em Vancouver, a psiquiatra falou sobre o papel da alimentação na nossa cultura, mas alertou que embora seja relativamente comum partilhar nas redes sociais fotos do que se come, em alguns casos é sinal de uma certa exclusão. E um dos sinais preocupantes é quando "só partilham fotos de comida".

"Tiramos fotografias às coisas que são importantes para nós", explica, ao The Huffington Post. "Para algumas pessoas, a comida torna-se central e o resto é acessório".

Mas não é só esta especialista a mostrar-se preocupada com o número crescente de comida nas redes sociais. Outros ligam esta tendência a distúrbios alimentares e aumento de peso.

O popular "Dr. Oz" também já abordou o tema da "food porn", ou pornografia alimentar, que, considera, estava a engordar a sociedade.