Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Nova tecnologia para smartphones deteta humor do utilizador

Sociedade

  • 333

Ainda em fase de experimentações, a nova tecnologia que a Microsoft pretende lançar terá a sensibilidade e inteligência necessárias para sentir o estado de espírito do utilizador. VEJA COMO FUNCIONA

A nova aposta da Microsoft tem como objectivo "entrar" no pensamento do utilizador - se estiver feliz, tenso, aborrecido, calmo, stressado ou ansioso, o smartphone saberá.

Além do MoodScope, assim se chama a nova tecnologia, ter a sensibilidade necessária para detetar o humor do proprietário do smartphone, a Microsoft pretende ainda que a tecnologia partilhe, em tempo real, os estados de espírito nas redes sociais - para, alegadamente, facilitar a forma como as pessoas interagem online umas com as outras.

De acordo com um relatório, citado pelo site Mashable, a equipa da Microsoft na Ásia ainda não terminou as experiências, mas o protótipo já construído foi capaz de deduzir o humor com uma média de 68% de precisão. Dois meses depois, um estudo com 32 indivíduos revelou uma subida para 95% na taxa de acerto.