Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

É mais difícil dormir quando está Lua Cheia?

Sociedade

  • 333

Cientistas acreditam que quando a lua se apresenta cheia há uma maior dificuldade em adormecer. O fenómeno deve-se à existência de um "relógio circalunar" no corpo humano

"O ciclo lunar parece influenciar o sono humano, mesmo quando não se vê a lua e quando não se tem consciência da fase lunar atual", explica Christian Cajohen, co-autor do estudo, da Universidade de Basel, na Suíça . Para este biólogo, os resultados da investigação da sua equipa, publicados na edição deste mês da Current Biology, podem provar a existência de um "relógio circalunar". 

Este relógio, que funciona como um relógio biológico interno programado nos genes dos humanos, faz com que as pessoas demorem mais tempo a adormecer quando a lua se apresenta cheia e, quando finalmente conseguem, o sono revela-se mais leve - o que significa que dormimos menos.

Esta investigação analisou os padrões de sono de 33 voluntários: verificou-se que com a lua cheia os participantes mostraram uma redução de 30% de actividade cerebral relacionada com o sono profundo.

Os voluntários demoraram mais cinco minutos a adormecer que o normal e, em média, dormiram menos 20 minutos nesta fase da lua. Além da qualidade do sono se revelar inferior, os investigadores concluíram que o nível de melatonina - hormona que regula os ciclos do sono - era menor.