Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Novos carros elétricos terão um dispositivo para fazer barulho. Oiça aqui

Sociedade

Tetra Images/ Getty Images

Para prevenir acidentes com peões ou ciclistas, os carros elétricos terão um Sistema de Alerta Acústico do Veículo que se ativará quando o carro circular a baixas velocidades ou em marcha-atrás. Será suficiente?

Duarte Laranjo

A medida é uma exigência da União Europeia e vem responder a uma preocupação generalizada: o silêncio dos carros elétricos pode ser perigoso para os peões e ciclistas.

Assim, a partir de agora, os próximos modelos terão a particularidade de efetuar um barulho quando circularem abaixo dos 19 quilómetro por hora, alertando as pessoas em redor para a sua presença. O condutor tem, contudo, a possibilidade de desativar esta opção.

Oiça o aviso sonoro do Sistema de Alerta Acústico do Veículo:

Os únicos dados disponíveis sobre acidentes com carros elétricos vêm da European Blind Union. Na Europa, o número de ocorrências aumentou de 98 em 2012 para 151 em 2013.

Em 2018, no nosso país, venderam-se cerca de 8 200 carros elétricos, segundo os números da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos. A tendência é para aumentar, apesar de ainda representarem apenas cerca de 5% das vendas de carros.

A partir de 2021, todos os carros elétricos em circulação terão de dispor do Sistema de Alerta Acústico do Veículo.