Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Ataque ao WhatsApp: Como saber se o seu smartphone pode estar infetado e como proteger-se?

Sociedade

Getty Images

O seu WhatsApp está em risco? Nós ajudamos

É uma das aplicações de messaging mais utilizadas no mundo. Tão popular que é, até hoje, a maior aquisição feita pela Facebook – em 2014 Zuckerberg comprou o WhatsApp por 19 mil milhões de dólares. Um dos grandes pilares desta app foi, desde o início, o nível de segurança integrado. Tanto que nem os próprios engenheiros têm acesso àquilo que é trocado pelos utilizadores da plataforma.

Hoje ficámos a saber que hackers de uma empresa israelita conseguiram descobrir, e explorar, uma vulnerabilidade associada à tecnologia que permite fazer chamadas de voz via WhatsApp. A falha de segurança já foi confirmada pela Facebook e está no momento de agir.

Quais as versões que afetadas por esta falha?

WhatsApp para Android anterior à v2.19.134,

WhatsApp Business para Android anterior à v2.19.44,

WhatsApp para iOS anterior à v2.19.51,

WhatsApp Business paraiOS anterior à v2.19.51, WhatsApp para Windows Phone anterior à v2.18.348,

WhatsApp para Tizen anterior à v2.18.15.

Como é que sei a versão que tenho instalada?

Na app, vá às definições (estão naqueles três pontinhos verticais no topo direito do ecrã). Escolha Configurações>Ajuda>Dados do App. É aí que está a informação sobre a versão.

Como é que instalo a versão mais recente?

Consoante a plataforma que esteja a utilizar (iOS ou Android – as mais populares), deve ir à loja de apps respetiva, procurar por “Whatsapp Messenger” e carregar no botão: Atualizar. Já está!

ASSINE AQUI E GANHE UM SACO. Ao assinar está a apoiar o jornalismo independente e de qualidade – essencial para a defesa dos valores democráticos em Portugal