Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Tese de doutoramento de Stephen Hawking disponível online

Sociedade

Bryan Bedder

Qualquer pessoa pode fazer download da tese de doutormento que, em 1966, o então jovem de 24 anos Stephen Hawking apresentou na Universidade de Cambridge

Propriedades dos Universos em Expansão ("Properties of Expanding Universes") é o título da tese de doutoramento disponível para consulta e download.

Com esta disponibilização, em outubro do ano passado,.o físico britânico disse esperar inspirar "pessoas em todo o mundo a olhar para cima, para as estrelas, e não para os seus próprios pés; a questionarem o nosso lugar no universo e a tentar encontrar um sentido no cosmos". Stephen Hawking defendia ainda que outras investigações fossem de livre acesso, considerando que "cada geração se apoia nos que a antecederam", tal como lhe aconteceu quando era um aluno de doutoramento em Cambridge.

A tese "histórica", como a define a Universidade, debruça-se sobre as implicações e consequências da expansão do universo e foi disponibilizada no âmbito da Open Access Week 2017, um evento global que já vai na sua 10ª edição e que desafia os investigadores a partilharem os seus trabalhos.

O físico britânico morreu esta quarta feira, aos 76 anos, depois várias décadas numa cadeira de rodas. Aos 21 anos, foi-lhe diagnosticada esclerose lateral amiotrófica e que só conseguia "falar" através de um complexo sistema de comunicação que gerava uma voz eletrónica.