Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Uma secretária desarrumada pode ser, afinal, um sinal de criatividade

Sociedade

  • 333

David Ramos/ Getty Images

Se investigações anteriores já tinham mostrado as vantagens de ter uma secretária arrumada, investigadores norte-americanos descobriram que, pelo contrário, uma secretária desorganizada estimula a criatividade

Um estudo, realizado por investigadores da Universidade do Minnesota, EUA, concluiu que trabalhar numa secretária desarrumada tem os seus benefícios. Numa das várias experiências levadas a cabo, os participantes, divididos em dois grupos, foram convidados a pensar em novas utilizações para uma bola de pingue pongue. Um grupo foi colocado numa área de trabalho desarrumada enquanto o outro foi colocado numa área de trabalho arrumada e limpa.

Os investigadores descobriram que os dois grupos tiveram o mesmo número de ideias para dar novos usos à vulgar bola, mas as ideias apresentadas pelo grupo do local de trabalho desorganizado foram classificadas por juízes imparciais como mais interessantes e criativas do que as do outro grupo.

“Estar numa sala desordenada levou a algo que empresas, indústrias e sociedades querem mais: criatividade”, resume Kathleen Vohs, a psicóloga que conduziu o estudo.

Para além destas conclusões, os investigadores descobriram que as pessoas que trabalham numa secretária desordenada estão mais dispostas a assumir riscos, ao contrário daquelas que trabalham numa secretária arrumada e limpa, que tendem a seguir as regras e são menos inclinadas a experimentar coisas novas.

É caso para recordar Albert Einstein: “Se uma mesa desordenada é sinal de uma mente desordenada, então, uma mesa vazia é sinal de quê?”