Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Cinco elogios por dia, nem sabe o bem que lhes faria

Sociedade

  • 333

Scott Barbour/ Getty Images

Não comente apenas quando os seus filhos se portam mal. Os elogios podem fazer "milagres", concluiu um novo estudo

Elogiar os seus filhos pode trazer grandes contributos ao bem estar das crianças. Foi a conclusão de uma pesquisa realizada pela Universidade de Montfort, apresentada na semana passada na Conferência Anual da Sociedade Britânica de Psicologia, em Brighton, no Reino Unido.

Cerca de 38 pais de crianças, com idades entre dois e quatro anos, foram recrutados em centros infantis e universidades para participarem num estudo. Durante um período de quatro semanas, os participantes receberam indicações de como elogiar os filhos de forma afetuosa e preencheram um questionário onde registaram o comportamento dos mesmos.

Os pais que conseguiram fazer cinco elogios diários aos filhos observaram melhorias no comportamento e reduções dos níveis de hiperatividade e falta de atenção, em comparação a um grupo de controlo - crianças que não tinham sido elogiadas. E estas diferenças foram visíveis logo em quatro semanas.

"Elogiar uma criança é um ato simples. Melhorar o comportamento e bem estar pode simplesmente garantir que as crianças tenham ações positivas porque sabem que vão ser recompensadas com o louvor dos Pais", explica Sue Westwood, da Universidade de Montfort.

"Esta intervenção simples demonstra a importância de um elogio eficaz dos pais e, usado com regularidade, demonstrou-se que tem um impacto significativo", conclui.