Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Dylan, se não sabes o que dizer à Academia sobre o Nobel, espreita aqui

Sociedade

  • 333

- Estou sim, Bob Dylan? - Deve ser engano. - Era por causa do Prémio Nobel. - Hmmm. - Da literatura. - Pi, pi, pi, pi. Bob Dylan não atende o telefone à Academia sueca e na internet chovem sugestões para o músico reagir. "A resposta, meu amigo, is blowing in the wind"

Rui Antunes

Rui Antunes

Jornalista

via GIPHY

A Academia Real das Ciências da Suécia desistiu de tentar contactar Bob Dylan para lhe comunicar a atribuição do Prémio Nobel da Literatura, informou ontem uma porta-voz. Não é que o músico americano não tenha já conhecimento da distinção que lhe querem entregar em mãos a 10 de dezembro, numa cerimónia em Estocolmo, mas nesta altura é já possível garantir com alguma segurança que o evento não faz parte da sua lista de prioridades. No concerto que deu no dia do anúncio oficial, nem sequer mencionou o assunto. Pode, no entanto, dar-se o caso de estar simplesmente em estado de choque. Quando Elvis Presley morreu, também esteve uma semana sem falar com ninguém.

O prémio será de Dylan mesmo que não compareça na Suécia para o receber, mas por enquanto seria simpático dar uma palavra aos senhores que o tentaram contactar, por telefone e por email, durante quatro dias. Devolver as chamadas ou enviar uma sms seria atencioso. No Twitter, não faltam sugestões para mostrar bons modos e não deixar a Academia sueca a falar sozinha, nem que seja através das letras das canções que convenceram o júri. Só para dar menos trabalho, que Dylan já tem 75 anos e, pelos vistos, mais do que fazer.