Diz a velha máxima que o cliente deve sempre ter razão. No entanto, para quem trabalha todos os dias num hotel, para além de guardar uma mão cheia de histórias hilariantes ou menos felizes, tem também de satisfazer pedidos excêntricos e clientes com todo o tipo de personalidades, sempre de sorriso na cara. Para encontrar a lista de clientes mais “indesejados”, o motor de pesquisa de voos e hotéis em todo o mundo, Jetcost, pediu a centenas de hoteleiros e funcionários que identificassem os comportamentos mais irritantes. Eis a lista dos dez perfis mais contestados:
O esperto
É o cliente que chega à receção e garante que fez a reserva com bastante antecedência e a um preço mais baixo do que lhe é pedido mas, infelizmente, não tem nenhum comprovativo.
O esperto parvo
É menos comum mas ainda assim não deixa de aparecer. Num hotel em Edimburgo, um funcionário conta a história de um cliente que ligou para a receção para saber como podia sair do quarto, uma vez que tinha na porta um letreiro afixado a alertar para “não incomodar”…
O glutão
No pequeno-almoço salta à vista de todos. Enche o prato como se não existisse amanhã, mesmo que acabe por deixar imensa comida no fim. Nesta categoria incluem-se ainda aqueles que enchem os bolsos e as mochilas com sandes, manteiga ou marmelada para o lanche.
O limpinho
Ou esbanjador. Vive indiferente às mensagens deixadas pelo hotel a apelar para o uso racional e amigo do ambiente e chega a deixar no mesmo dia três toalhas de banho no chão, à espera que os funcionários as troquem.
O brincalhão
Tem dificuldade em distinguir o hotel da sua casa. Por isso, continua a pregar partidas aos amigos com a maior das naturalidades. É o caso do cliente que encomenda o pequeno-almoço no quarto do amigo, com todos os extras possíveis, deixando a conta para o outro pagar.
O abstémio
Garante a pés juntos que não toca numa gota de álcool há anos, ao mesmo tempo que diz não conseguir explicar como desapareceram algumas garrafas do mini durante a sua estadia.
O surdo
Dentro do quarto, coloca o som como se estivesse sozinho: tem o volume da televisão e do rádio quase no máximo. Os vizinhos do lado conseguem também ouvir as suas conversas ao telefone como se estivessem na mesma divisão.
O aproveitador
Leva comida e bebida para o quarto como se estivesse num apartamento. Nos casos extremos, não dá sinais de qualquer tipo de pudor e manda vir uma pizza para o quarto.
O sujo
Limpa os sapatos aos lençóis, esfrega o chão com as toalhas de rosto e aproveita os rolos de papel higiénico para embalar as recordações da viagem.
O sedutor
Rececionistas, pessoal da limpeza ou até a governanta. Ninguém escapa aos ímpetos destes clientes, ansiosos por testarem os seus dotes sedutores no primeiro empregado que lhes aparece à frente.