Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Remodelação: 'baixas' do Galpgate já têm substitutos

Portugal

  • 333

José Caria

O até agora deputado socialista Eurico Brilhante Dias vai entrar nas Necessidades para a pasta da Internacionalização. Na Economia, João Vasconcelos será substituído por Ana Lehmann. E nas Finanças, Rocha Andrade passa o testemunho a António Mendonça Mendes nos Assuntos Fiscais.

Os três lugares deixados vagos pelo Galpgate já têm novos ocupantes. Eurico Brilhante Dias, até aqui deputado socialista, vai substituir Jorge Costa Oliveira na pasta da Internacionalização no Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE). No ministério das Finanças, o sucessor de Fernando Rocha Andrade nos Assuntos Fiscais será António Mendonça Mendes. O ex-Secretário Estado volta agora para o Parlamento como deputado socialista. E, na Economia, Ana Teresa Lehmann é a nova Secretária de Estado da Indústria, depois da saída de João Vasconcelos.

A economista, de 45 anos, deixa a direção da InvestPorto para integrar a equipa de Manuel Caldeira Cabral, que passa assim a cumprir a paridade entre Secretários de Estado. O ministro da Economia, no início da semana, tinha mostrado disponibilidade para assumir a pasta da Indústria, mas Teresa Lehmann surge na lista da remodelação que o Primeiro-ministro entregará esta tarde em Belém. Doutorada em Economia, pela University of Reading, Lehmann tem no currículo a gestão de entidades públicas: esteve, como vice-presidente, na CCDR-Norte e foi também pró-reitora da Universidade do Porto.

Os três secretários de Estado demitiram-se antes de serem constituídos arguidos por terem aceite convites da Galp para assistirem a jogos do Europeu 2016. O Galpgate deu o mote para uma remodelação governamental mais alargada. Na presidência de Conselho de Ministro entra Tiago Antunes e há outra mexida no Ministério dos Negócios Estrangeiros: a diplomata Ana Paula Zacarias substituirá Margarida Marques.