Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Coreias chegam a acordo para reabrir parque industrial conjunto

Mundo

  • 333

A Coreia do Norte e a do Sul chegaram esta quarta-feira a um acordo para reabrir o parque industrial conjunto de Kaesong, fechado desde abril devido à tensão entre os dois vizinhos

"Um acordo de cinco pontos foi concluído" entre as duas partes, declarou à imprensa um responsável do Ministério da Unificação sul-coreano, sem precisar o conteúdo do acordo, conseguido no final do sétimo encontro entre responsáveis do Norte e do Sul, em Kaesong.

As seis reuniões anteriores terminaram sempre sem qualquer resultado. Em abril, a Coreia do Norte fechou unilateralmente o parque industrial, situado a dez quilómetros da fronteira, em território norte-coreano, e retirou os 53.000 trabalhadores das 123 empresas sul-coreanas, que compõem o parque.

A medida das autoridades norte-coreanas surgiu depois de semanas de  tensão na península, desencadeadas pela realização de um terceiro teste  nuclear norte-coreano, em fevereiro.  

O agravamento das sanções da ONU contra o regime comunista e um exercício  militar conjunto da Coreia do Sul e dos Estados Unidos levou Pyongyang a  ameaçar desencadear ataques nucleares preventivos contra Seul e Washington.

Criado em 2004, Kaesong é uma fonte de divisas estrangeiras para Pyongyang  e o único símbolo da cooperação intercoreana, que conseguiu sobreviver a  crises anteriores entre os dois vizinhos.  

Em quatro meses, as empresas sul-coreanas em Kaesong perderam cerca  de mil milhões de dólares.  

Na passada semana, o governo de Seul propôs uma compensação de 250 milhões  de dólares (188 milhões de euros) aos empresários sul-coreanos, deixando  entender não acreditar numa reabertura de Kaesong.  

No mesmo dia, Pyongyang apresentou garantias para a reabertura do parque,  convencendo Seul a regressar à mesa das negociações.