Inaugurada na terça-feira, numa cerimónia presidida pelo Presidente chinês, Xi Jinping, a ponte tem uma estrutura principal sobre o mar, com 29,6 quilómetros, uma secção de 22,9 quilómetros e um túnel subaquático de 6,7 quilómetros.
A construção arrancou em 15 de dezembro de 2009, e a estrutura principal foi concluída em 07 de julho de 2017, depois de aplicado cimento suficiente para construir 22 edifícios Chrysler, como o edificado em Nova Iorque (1931).
A infraestrutura, com uma extensão total de 55 quilómetros, permite fazer a ligação rodoviária em 45 minutos, quando antes seriam necessárias entre três e quatro horas de carro ou 60 a 70 minutos de barco, com a garantia das autoridades chinesas de que será capaz de suportar sismos de até magnitude oito ou supertufões.
Um século em serviço, ligando as cidades da Delta do rio das Pérolas, Hong Kong, Zhuhai e Macau, é outra das garantias da China para esta obra, considerada pelo Presidente Xi Jinping como um projeto nacional.
A ponte custou 15,3 mil milhões de dólares e as autoridades chinesas preveem que seja utilizada por 29.100 veículos por dia em 2030.
A utilização da ponte está, contudo, limitada a viaturas previamente autorizadas, nomeadamente autocarros, os quais vão ligar os dois extremos – as regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau – em 45 minutos, por cerca de oito dólares, contra os mais de 20 dólares da atual ligação por ‘ferryboat’.
A abertura à circulação da ponte está prevista para as 09:00 locais (02:00 em Lisboa)