Os veículos com motores tradicionais (gasóleo e gasolina) estão condenados a desaparecer nas próximas décadas, pelo menos no centro das grandes cidades europeias. São já 11 as que decidiram proibir a circulação destes carros.
Bruxelas dá o exemplo e vai banir os veículos diesel já em 2018. Oslo decidiu ir mais longe e quer proibir, a partir de 2019, todos os automóveis com motor tradicional, quer sejam a gasolina ou gasóleo. A medida não se restringirá à capital norueguesa. O governo determinou recentemente que, a partir de 2025, apenas poderão circular carros elétricos ou a hidrogénio em todo o país escandinavo, um dos maiores produtores de petróleo do mundo.
Em Londres será cobrada uma taxa de €35, medida que entra em vigor em abril de 2019, para quem levar o carro para o centro. E, um ano depois, serão interditados todos os veículos diesel dentro da capital britânica.
Há já, pelo menos, outras 35 cidades do Reino Unido que querem aplicar a mesma legislação. Madrid, Atenas e Paris anunciaram também que acabar com os diesel em 2025. E nem as grandes cidades alemães onde estão as sedes de alguns dos maiores produtores europeus de automóveis escapam a esta tendência, como Munique (sede da BMW), Estugarda (Mercedes) e Wolfsburgo (grupo VW).