Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Filme português "Tabu" ganha prémio para Melhor Filme

Cultura

  • 333

A longa-metragem "Tabu" realizada pelo português Miguel Gomes ganhou o prémio de melhor filme no 53.º Festival Internacional de Cinema de Cartagena, na Colômbia

Uma coprodução entre Portugal, França, Alemanha e o Brasil, "Tabu" é a terceira longa-metragem de Miguel Gomes, 40 anos, e somou vários prémios em 2012, em particular no festival de cinema de Berlim, onde recebeu dois galardões.

O argumento de "Tabu", um filme sobre a memória e sobre o passado, focado na personagem Aurora, uma mulher que viveu amor e traição em África e que recorda esses tempos já durante uma velhice solitária e amargurada, foi coescrito por Miguel Gomes e Mariana Ricardo.

O filme, protagonizado por Ana Moreira, Laura Soveral, Carlotto Cota e Teresa Madruga, é inteiramente a preto e branco e, na segunda parte, os atores não falam, ouvindo-se apenas o narrador e a banda sonora, em jeito de homenagem de Miguel Gomes ao cinema mudo.

Miguel Gomes é autor das longas-metragens Querido Mês de Agosto e A cara que mereces e de curtas como Kalkitos, Inventário de Natal Entretanto.

O Festival Internacional de Cinema de Cartagena é um dos mais antigos da América Latina.