A Kia foi revelando informações sobre o EV9 ao longo dos últimos tempos, mas só agora anunciou as especificações finais deste SUV familiar 100% elétrico. A autonomia máxima indicada é de cerca de 540 km (ciclo WLTP) e o suporte para carregamento ultrarrápido (arquitetura de 800 volts) permitirá, segundo a marca, recuperar “aproximadamente 239 km” em 15 minutos. Trata-se do mesmo sistema de carregamento já usado no EV6 (e Hyundai Ioniq 5), que permite uma potência máxima de carregamento acima dos 200 kW.
As reservas do Kia EV9 vão começar no segundo trimestre de 2023… Mas só no mercado coreano. Alguns meses mais tarde, na segunda metade deste ano, o EV9 começará a ser vendido em “mercados selecionados”. A marca sul-coreana não indicou que mercados serão estes, mas a Astara, representante da Kia em Portugal, prevê que o EV9 chegue ao nosso mercado no final deste ano. Não há, no entanto, qualquer previsão para os preços.
Compras a bordo
Tem sido evidente a aposta na digitalização por parte da Kia. Uma tendência que será aprofundada no EV9, que vai incluir a possibilidade de atualizar e adquirir serviços digitais diretamente a partir do carro através da Kia Connect Store. Por exemplo, os utilizadores poderão adquirir a função Boost, que “desbloqueia 100 Nm de binário extra para o motor elétrico, proporcionando uma experiência de condução mais emocionante e dinâmica”. Outros serviços disponíveis através deste sistema serão o Sistema Inteligente de Auxílio Remoto ao Estacionamento 2 (Remote Smart Parking Assist 2, RSPA 2), streaming de conteúdos e até funcionalidades relacionadas com controlo matricial das luzes.
No que diz respeito à tecnologia, o EV9 promete um vasto leque de equipamentos: “O EV9 incorpora vários sistemas avançados de assistência à condução da Kia, que incrementam a segurança a bordo. São exemplo a Assistência à Prevenção de Colisões pelo Ângulo Morto (Blind-Spot Collision-Avoidance Assist, BCA), do Sistema de Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem (Lane Keeping Assist, LKA) e da Assistência Inteligente à Limitação de Velocidade (Intelligent Speed Limit Assist, ISLA), concebidos para ajudar os condutores em cenários de perigo potencial. O Sistema Inteligente de Controlo da Velocidade (Smart Cruise Control, SCC), baseado na navegação, garante uma condução segura em autoestradas e estradas exclusivas para automóveis, enquanto a Assistência à Condução em Autoestrada 2 (Highway Driving Assist 2, HDA 2) permite mudanças de faixa e utiliza um sensor de deteção das mãos no volante (Hands-On-Detection, HOD) para verificar a atenção do condutor”.
Mais, dependendo dos mercados (regulamentações), o EV9 até poderá ser equipado com condução autónoma de nível 4 através do Highway Driving Pilot (HDP). Uma solução que recorre a 15 sensores, incluindo dois “LiDAR” (Light Detection And Ranging), que “permitem sondar e detetar objetos num campo de visão completo de 360 graus, facilitando a deteção de obstáculos e a reação aos mesmos, bem como de outros utilizadores, para evitar possíveis colisões”.
Um ou dois motores
Como tem sido hábito nos SUV 100% elétricos, o EV9 vai estar disponível com um (tração traseira, RWD) ou dois motores (tração integral, AWD). A versão base tem uma bateria de 76,1 kWh, enquanto as variantes de grande autonomia RWD e tração integral (AWD) recorrem a uma bateria de 99,8 kWh.
A variante AWD, com dois motores, é, naturalmente, a mais poderosa, com uma potência total de 283 kW (quilowatts) e um binário combinado de 600 Nm (Newton metro). O resultado é uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6 segundos. Com a aquisição da “Boost” opcional já mencionado, a aceleração dos 0 aos 100 km/h baixa para 5,3 segundos.
O modelo de “grande autonomia RWD” tem um motor elétrico de 150 kW e 350 Nm, permitindo ao SUV acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9,4 segundos (dados preliminares). A variante RWD mais potente tem um motor de 160 kW e 350 Nm, com aceleração dos dos 0 aos 100 km/h em 8,2 segundos.