Por enquanto é conhecido por ID.2all, mas poderá mudar de nome até ao lançamento, previsto para 2025. Fala-se, inclusivamente, que poderá ganhar o nome ID.Golf. Será o primeiro carro baseado na plataforma MEB Entry, uma variação da plataforma MEB (Modular Electric Drive) usada pelos ID., que vai permitir produzir carros 100% elétricos mais compactos e acessíveis.
O comunicado de imprensa da marca alemã indica que “o preço inicial deverá ser inferior a 25.000 euros”. No entanto, não é indicado se se trata de um preço final ou de um preço de referência sem impostos. De qualquer modo, a confirmar-se, será um valor muito competitivo. Pelo menos para a realidade atual, já que o ID.2all deverá ter um espaço generoso q.b. no interior (foi feita a comparação com o Golf) e um motor de 160 kW (mais de 200 cavalos), que deverá permitir uma aceleração semelhante à do atual VW Golf GTI (menos de sete segundos dos 0 aos 100 km/h). A autonomia máxima, segundo o ciclo WLPT, deverá ser de 450 km e será possível carregar a bateria dos 10 aos 80% em cerca de 20 minutos.
Apesar de o carro apresentado ser ainda um modelo conceptual, deverá estar muito próximo do desenho final. Isto porque a VW foi, já, algo detalhada nas especificações. Por exemplo, foi anunciado que a mala terá um espaço de 490 litros (expansível, via rebatimento dos bancos, para 1330 litros), bem como as dimensões exteriores: 4,050×1,812×1,530 metros (CxLxA). Mas, curiosamente, não foram indicadas capacidades de bateria.
No interior destaca-se um ecrã central de 12,9 polegadas de diagonal, com uma nova interface gráfica, bem como um painel de instrumentos digital de 10,9 polegadas. Há, ainda, pequenos luxos como carregamento sem fios para smartphones e head-up display (projeção de dados no para-brisas.
Na segurança, o ID.2all, deverá herdar os sistemas de assistência à condução dos modelos maiores, incluindo apoio de nível 2 (manutenção na faixa de rodagem e da distância de segurança para o veículo da frente).
Espera-se que a plataforma MEB Entry dê origem a veículos elétricos ainda mais acessíveis que o ID.2all, já que a Volkswagen confirmou estar a trabalhar num 100% elétrico abaixo dos €20.000. É possível que se trate de um ‘gémeo’ do ID.2all, menos equipado, para uma outra marca do grupo, como a Seat ou Skoda.