A volta que contou para um novo recorde do Guinness aconteceu a 23 de setembro, numa pista da Bosch em Renningen, na Alemanha. Ao volante, o português Diogo Silva, e nos bastidores os restantes 19 elementos da GreenTeam da Universidade de Estugarda que trabalharam nos últimos meses com o objetivo de resgatar um recorde que já tinha sido seu. Agora, a 6 de outubro, a Guinness World Records confirmou que a proeza valeu-lhes mesmo a entrada no seu famoso livro de recordes.
O reitor da universidade, Wolfram Ressel, parabenizou os estudantes: “A Universidade de Estugarda tem muito orgulho que a GreenTeam tenha conseguido estabelecer um novo recorde para aceleração de veículos elétricos. Estou bastante entusiasmado com o que os estudantes conseguiram alcançar. Estudar na Universidade não só significa adquirir conhecimento teórico, mas também ser capaz de aplicá-lo na prática. O compromisso da GreenTeam é um exemplo excelente de como a transferência de conhecimento pode acontecer”, cita o comunicado.
A tentativa de bater o recorde esteva marcada para o início de setembro, mas foi adiada devido a problemas técnicos. A equipa inclui 20 elementos que desenvolveram um veículo com menos de 145 quilogramas e atinge uma potência máxima de 180 kilowatts, com um motor e um pack de baterias criado pelos alunos. Devido ao baixo peso do veículo, a equipa consegue atingir um rácio de 1750 cavalos por tonelada e 2,5G de força no pico da aceleração.
A caça ao recorde começou em 2012, quando a GreenTeam bateu a marca com 2,681 segundos. Depois, equipas dos Países Baixos e da Suíça conseguiram melhores tempos e a equipa de Estugarda resgatou-o novamente em 2015, com 1,779 segundos. Em 2016, uma equipa suíça conseguiu 1,513 segundos, que era a atual marca, agora batida pela performance em Estugarda.
A GreenTeam foi fundada em 2009 e participa regularmente na Formula Student, uma competição internacional que junta alunos de várias instituições. No total, a equipa tem 70 membros ativos e conta com o apoio de 140 ex-alunos.