Juntámos algumas das melhores imagens do Oeiras EcoRally, uma prova que pontuou para o FIA Eco Rally Cup, conjugando regularidade com eficiência energética, e para o Campeonato de Portugal de Novas Enegias, onde a Exame Informática participa ao volante de um Peugeot e-208.
Fotos: Bernardo Lúcio
Eneko Conde e Lukas Sergnese ao volante de um Kia eSoul 64 foram os vencedores do Oeiras EcoRally, uma prova onde são participam carros elétricos. A dupla conquistou a primeira posição na componente regularidade, onde as equipas têm por objetivo atingir as velocidades médias impostas pelo roadbook, e a terceira posição na componente eficiência energética. Esta última classificação resulta da análise dos consumos medidos em prova, com base na percentagem da bateria, relativamente ao consumo WLTP indicado para o carro.
Nesta edição, a quinta em Oeiras, o topo da tabela foi liderada pelas equipas estrangeiras, que participaram em grande número. O segundo lugar foi conquistado pela dupla checa Michal Žďárský e Jakub Nabelek, em Hyundai Kauai EV 64, e, a fechar o pódio, ficou a dupla Guido Guerrini e Artur Prusak em Kia e-Niro 64.
A melhor equipa portuguesa, Nuno Serrano e Alexandre Berardo em Renault Zoe ZE50 R135, conseguiu o sétimo lugar (quarto lugar na regularidade e vigésimo na eficiência energética). Curiosamente, a melhor equipa portuguesa na componente eficiência foi a única dupla feminina em prova: Ana Faria e Ana Rita Nepomuceno, ao volante de um Hyundai Kauai EV 64.
Campeonato de Portugal de Novas Energias
Uma das razões que justifica, em geral, as posições portuguesas na componente energética prende-se com a luta no Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, dedicado a carros 100% elétricos. O Oeiras EcoRally foi a segunda prova deste campeonato nacional, que se iniciou com o Gaia Eco Rally. Isto porque o campeonato nacional é puramente de regularidade, sem incluir a componente eficiência. O que significa que as equipas nacionais normalmente não se focam nos consumos, mas sim no desempenho em termos de regularidade – o que leva, por exemplo, a acelerações fortes sempre que se muda para velocidades médias mais altas.
Na tabela de classificação válida para o Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, a vitória foi para Nuno Serrano e Alexandre Berardo, seguidos pela dupla Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, ambos da equipa Renault – Prio. Em terceiro lugar ficou a dupla Hugo Batista e Ivo Tavares, ao volante de um Tesla Model X. A Exame Informática, que participa neste campeonato a título formativo (seguir de perto a evolução da mobilidade elétrica), ficou em nono lugar, precisamente a meio da tabela entre as equipas portuguesas que participam neste campeonato nacional.