Eneko Conde e Lukas Sergnese ao volante de um Kia eSoul 64 foram os vencedores do Oeiras EcoRally, uma prova onde são participam carros elétricos. A dupla conquistou a primeira posição na componente regularidade, onde as equipas têm por objetivo atingir as velocidades médias impostas pelo roadbook, e a terceira posição na componente eficiência energética. Esta última classificação resulta da análise dos consumos medidos em prova, com base na percentagem da bateria, relativamente ao consumo WLTP indicado para o carro.
Nesta edição, a quinta em Oeiras, o topo da tabela foi liderada pelas equipas estrangeiras, que participaram em grande número. O segundo lugar foi conquistado pela dupla checa Michal Žďárský e Jakub Nabelek, em Hyundai Kauai EV 64, e, a fechar o pódio, ficou a dupla Guido Guerrini e Artur Prusak em Kia e-Niro 64. No top 10 da tabela ficaram seis carros do grupo Hyundai-Kia com base elétrica semelhante, mais uma demonstração de como estes carros apresentam grande eficiência energética – a posição na eficiência vale 50% da classificação final geral.
A melhor equipa portuguesa, Nuno Serrano e Alexandre Berardo em Renault Zoe ZE50 R135, conseguiu o sétimo lugar (quarto lugar na regularidade e vigésimo na eficiência energética). Curiosamente, a melhor equipa portuguesa na componente eficiência foi a única dupla feminina em prova: Ana Faria e Ana Rita Nepomuceno, ao volante de um Hyundai Kauai EV 64.
Campeonato de Portugal de Novas Energias
Uma das razões que justifica, em geral, as posições portuguesas na componente energética prende-se com a luta no Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, dedicado a carros 100% elétricos. O Oeiras EcoRally foi a segunda prova deste campeonato nacional, que se iniciou com o Gaia Eco Rally. Isto porque o campeonato nacional é puramente de regularidade, sem incluir a componente eficiência. O que significa que as equipas nacionais normalmente não se focam nos consumos, mas sim no desempenho em termos de regularidade – o que leva, por exemplo, a acelerações fortes sempre que se muda para velocidades médias mais altas.
Na tabela de classificação válida para o Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, a vitória foi para Nuno Serrano e Alexandre Berardo, seguidos pela dupla Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, ambos da equipa Renault – Prio. Em terceiro lugar ficou a dupla Hugo Batista e Ivo Tavares, ao volante de um Tesla Model X. A Exame Informática, que participa neste campeonato a título formativo (seguir de perto a evolução da mobilidade elétrica), ficou em nono lugar, precisamente a meio da tabela entre as equipas portuguesas que participam neste campeonato nacional.
Assista ao Street Stage de Oeiras e ganhe prémios
Apesar de as provas especiais de classificação terem terminado ontem, sábado, o público vai poder ver os carros elétricos em ação na Street Stage na marginal de Oeiras. Recordamos que a Exame Informática está a promover um passatempo para premiar as melhores fotos do nosso Peugeot e-208, pelo que ainda vai bem a tempo de participar.
Peugeot e-208 em teste de longa duração
Uma das razões que nos levaram a participar no Oeiras EcoRally foi o teste de longa duração do Peugeot e-208 GT, que já tínhamos levado ao Gaia Eco Rally. Uma vez mais, o pequeno carro francês mostrou ter uma dinâmica exemplar. Uma capacidade de resposta e de se ‘agarrar’ à estrada a que muitas vezes tivemos de recorrer para compensar os nossos vários erros que fizemos. Pode ler a nossa análise ao comportamento do e-208 GT.
Tem um elétrico? Também pode participar
Como equipa amadora, sem objetivos desportivos, recorremos a uma aplicação gratuita, o Rabbit Rally, para nos ajudar a atingir as médias pedidas pela organização para os vários troços que fazem parte das especiais de classificação. É uma solução que permite participar neste tipo de provas sem os investir em equipamento profissional usado pelas equipas de topo. Pode saber mais sobre a nossa experiência e provas de regularidade aqui.
O que significa que qualquer dupla com um carro 100% elétrico pode juntar-se a nós participar em futuras provas do Campeonato de Portugal de Novas Energias. Pode saber como aqui, num FAQ apresentado FPAK. A próxima prova do campeonato, o EcoRally Proença-a-Nova, decorre a 30 e 31 de julho.