O ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, comunicou a duplicação do fundo anual para o incentivo à compra de veículos elétricos, de cinco para 10 milhões de euros. Um anúncio que veio confirmar a intenção já anunciada em dezembro do ano passado pelo secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro.
O fundo ambiental pode ser usado na aquisição de veículos de baixas emissões, incluindo automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos, bicicletas e outros veículos de mobilidade suave elétricos, motociclo e ciclomoteres elétricos, bicicletas convencionais e veículos comerciais 100% elétricos.
No caso do apoio individual à compra de automóveis de passageiros 100% elétricos, o tipo de veículo que recolhe a maioria do orçamento, o valor subiu de três para quatro mil euros.
Segundo informação disponível no site relativo ao fundo ambiental de 2021, foram recebidas 1140 candidaturas para apoio à compra de automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos. Destas, 849 foram aceites, mais 149 que o máximo previsto (700), já que os valores não atribuídos em outras categorias são redistribuídos pelas categorias com maior número de candidaturas.