O poderoso BMW iX xDrive50, que já conduzimos, ainda ‘nem aqueceu’ no mercado, mas a marca alemã já revelou uma versão ainda mais poderosa: o iX M60, o segundo ‘M’ 100% elétrico. Uma letra normalmente associada a elevadas prestações, que é o que é prometido por este grande SUV que, recorde-se, utiliza um sistema operativo ‘made in Portugal’ pela Critical TechWorks.
Os valores anunciados para o iX M60 são impressionantes: bateria com 111,5 kWh de capacidade, dois motores com uma potência total de 455 kW e um binário de 1015 Nm… que passa para 1100 Nm em modo desportivo. Números que permitem que este ‘peso pesado’ chegue aos 100 km/h em 3,8 segundos e atinja uma velocidade máxima de 250 km/h (mais 50 km/h que o iX xDrive50).
A autonomia (WLTP) anunciada é de 566 km (consumo combinado entre 21,7 e 24,7 kWh/100 km).
A potência máxima de carregamento também impressiona: 200 kW, o que permitirá recuperar 150 km em 10 minutos e carregar dos 10 aos 80% em 35 minutos. Isto, é claro, quando a carregar num posto ultrarrápido com pelo menos 200 kW de potência máxima.
Sistema elétrico de quinta geração
De acordo com a apresentação aos jornalistas, o iX M60 recorre a um conjunto bateria, eletrónica de controlo e motores de quinta geração. Uma das consequências é a utilização de motores elétricos do tipo síncrono, que não precisa de metais raros para criar a componente magnética do rotor, ajudando a melhorar a sustentabilidade de produção deste carro.
Como já conhecíamos de outros elétricos da marca, o sistema de navegação e os sensores de proximidade são usados para adaptar automaticamente o nível de regeneração e, desde modo, melhorar a eficiência energética. Por exemplo, ao detetar uma descida acentuada ou o aproximar de uma curva, a regeneração, ou seja a travagem com o motor usada para recuperar energia para a bateria, aumenta logo que o condutor levante o pé do acelerador. Por outro lado, numa estrada plana e sem obstáculos em frente, a regeneração pode ser reduzida por completo para deixar o carro ‘deslizar’.
O BMW iX M60 deverá chegar ao mercado durante o verão. Os preços ainda não foram divulgados mas, para referência, o BMW iX xDrive50 já disponível ultrapassa os 100 mil euros.