A Mercedes-Benz anunciou hoje, durante a apresentação da estratégia da marca para veículos elétricos, a meta de só comercializar versões elétricas dos seus carros a partir de 2030. No entanto, a empresa fez questão de realçar que o objetivo é apenas válido onde as condições de mercado o permitam, deixando perceber que vai continuar a vender carros a combustão em alguns locais.
Além deste compromisso, a Mercedes anunciou ainda o investimento de 40 mil milhões na eletrificação dos seus modelos até 2030. Ola Källenius, presidente da Daimler e responsável pela Mercedes-Benz, afirmou que “estamos convencidos, podemos fazê-lo com grande lucro e acreditamos que o foco nos elétricos é o caminho certo para construir um futuro de sucesso e melhorar o valor da Mercedes Benz”, cita o The Verge.
A curto prazo, a partir de 2022, a fabricante quer ter um 100% elétrico em cada segmento e a médio prazo, a partir de 2025, assume o compromisso de ter uma versão puramente elétrica em cada modelo lançado. Há ainda três novas arquiteturas a ser estreadas e usadas em todo o catálogo: MB.EA para veículos de média e grande dimensão, AMG.EA para os veículos focados em performance e Van.EA para modelos comerciais.
Os planos passam ainda por construir oito fábricas de baterias gigafactory, para aumentar a capacidade de produção de células para os 200 Gwh.
Além da Mercedes, também GM, Ford, Volvo, BMW ou Volkswagen anunciaram objetivos semelhantes nos últimos tempos. Recorde-se que União Europeia, China e Califórnia, nos EUA, revelaram que vão proibir a venda de motores de combustão a partir de 2035.