Depois da versão para consumidores domésticos da pickup F-150, a Ford anunciou a versão F-150 Lightning Pro, mais adequada para os clientes profissionais, que chega às estradas em 2022. A fabricante automóvel quer capitalizar o interesse pelo segmento dos elétricos que está a alastrar-se também às frotas profissionais e alega que este modelo permite reduzir custos de manutenção em cerca de 40% ao longo de oito anos comparado com a EcoBoost F-150 de 2,7L.
Apesar de se começar a verificar a chegada de muitas marcas com opções de pickups elétricas (Tesla Cybertruck, GMC Hummer EV ou Rivian R1T) não há apostas diretas no segmento profissional e para frotas empresariais como esta da Ford.
A fabricante não introduziu grandes alterações entre as duas versões das carrinhas F-150: também na Lightning Pro o utilizador conta com quatro portas, motor dual, tração integral e 426 ou 563 cavalos, conforme a opção escolhida. Na frente, uma bagageira com capacidade de 400 litros e tomadas elétricas independentes das que se encontram no resto do veículo, para alimentar ferramentas.
Para marcar a diferença face às versões domésticas, estas carrinhas comerciais da Ford vão estar equipadas com software de telemática que auxilia na gestão de frotas, com informações como localização, estado da carga ou dados de saúde global do veículo. Esta solução informatizada permite também, por exemplo, aos funcionários que recarreguem a bateria nas suas casas serem reembolsados pela empresa com facilidade, noticia o The Verge.
As F-150 Lightning Pro vão estar disponíveis com preços desde 40 mil dólares (370 quilómetros de autonomia anunciada e capacidade de carga de 3400 quilos) ou 50 mil dólares (480 quilómetros e 4500 quilos).