A Kia Motors Corporation passou a ser apenas Kia Corporation. A queda de “Motors” tem um significado: a marca sul-coreana quer ser vista como uma empresa de serviços de mobilidade sustentável e inovadora em vez de um fabricante de automóveis tradicional. E há uma série de novidades associada a esta mudança de estratégia, incluindo a oferta futura de serviços de mobilidade de diversos tipos, como táxis, que podem evoluir para táxis autónomos, car sharing e subscrições para acesso a veículos da marca. Estas modalidades têm o objetivo de tonar os veículos mais sustentáveis económica e ambientalmente através do aumento da taxa de atualização. João Seabra, diretor geral da Kia Portugal, deu exemplos: “os carros, novos e usados, disponíveis na nossa rede de concessionários poderão ser utilizados nestes serviços” e “um carro pode ser usado durante a semana como carro de serviço e ao fim-de-semana ficar disponível para alugar a turistas”.
Outra novidade é a criação de veículos para utilizações específicos, que até poderão ser personalizados de acordo com as necessidades dos clientes. “Como a plataforma para carros elétricos é, essencialmente, um skate com rodas, poderemos criar carrocerias à medida”, referiu João Seabra. Usando a mesma plataforma base, a Kia poderá desenvolver carrocerias variadas adaptadas, por exemplo, para caravanismo ou transporte de mercadorias.
EV6: um elétrico com forte presença
O EV6 é um carro criado de raiz para ser 100% elétrico, usando a plataforma E-GMP do grupo, que inclui a Hyundai. Uma plataforma que permite um maior aproveitamento do espaço a bordo e versões com diferentes capacidades de bateria e motorizações. O EV6 vai estar disponível em três versões: Concept (a partir de €43.950). GT Line (a partir de €49.950) e GT (a partir de €64.950). A versão mais acessível tem uma bateria de 58 kWh (400 km de autonomia máxima), 170 cavalos de potência e tração traseira. O GT Line tem uma bateria de 77,4 kWh (mais de 510 km de autonomia máxima) e 229 cavalos. A variante topo de gama adiciona um segundo motor que aumenta a potência máxima para mais de 500 cavalos e adiciona tração integral (a autonomia máxima baixa para 400 km). Esta versão também inclui uma tomada elétrica para alimentar outros aparelhos (V2L), que disponibiliza uma tensão elétrica de 230 volts e 3,6 kW de potência.
A velocidade de carregamento é uma das características mais diferenciadoras do novo 100% elétrico da Kia. Em carregamento rápido, o EV6 é capaz de comutar automaticamente entre postos de 400 e de 800 volts, suportando potências máximas próximas dos 250 kW. O que permite carregar a bateria dos 10 aos 80% em menos de 20 minutos. A uma velocidade de carregamento média superior a 900 km/h.
No interior, destacam-se os dois ecrãs muito generosos (12,3”) e uma mistura de minimalismo com comandos futuristas. No que à tecnologia diz respeito, o EV6 inclui, dependendo da versão, um Head-Up Display generoso, luzes de máximos adaptativos, assistência de apoio à condução nível 2 (em autoestrada).
Em carregamento normal (corrente alternada), o EV6 suporta 11 kW (em todas as versões).
Apesar de os primeiros EV6 só chegarem a Portugal em outubro, a Kia vai abrir as reservas para este carro já este mês através de uma plataforma online.