Aí está o equivalente elétrico ao Classe S da Mercedes, o EQS. O que significa que este será um dos carros mais luxuosos do mercado e, tudo indica, o mais luxuoso 100% elétrico jamais lançado. É, também, o primeiro 100% elétrico da Mercedes criado de raiz para ser exclusivamente elétrico, usando uma nova plataforma da marca alemã.
Apesar das dimensões muito generosas, típicas de carros criados para transportar executivos e VIPs, a Mercedes garante que o EQS é o carro de produção em série mais aerodinâmico do mundo, com um coeficiente aerodinâmico (cd) de apenas 0,20. O que será fundamental para a autonomia anunciada: até 770 km no ciclo combinado WLTP. Um valor impressionante considerando a dimensão e o peso do carro – isto porque a bateria de maior capacidade tem 107,8 kWh, o que ajuda a elevar o peso do carro para cerca de três toneladas.
Outro valor impressionante é a potência máxima de regeneração, ou seja, a potência de carregamento máxima que o EQS consegue em regeneração (travagens, desacelerações e descidas): 290 kW! Até mais que a potência máxima de carregamento, que, ainda assim, é um valor dos mais elevados do mercado: 200 kW. Uma potência que permitirá uma velocidade de carregamento elevada: 300 km em 15 minutos. Na rede carregamento rápido Ionity, de que a Mercedes é parceira, os ESQ poderão carregar gratuitamente durante um ano.
Em carregamento normal (corrente alternada), a potência é de 11 kW ou, opcionalmente, de 22 kW.
Inicialmente, o EQS vai estar disponível em duas versões: o EQS 45+, com 245 kW de potência (568 Nm de binário) e o 480 4Matic, com 385 kW de potência (855 Nm de binário) e tração integral. A aceleração dos 0 aos 100 km/h acontece em, respetivamente, 6,2 e 4,3 segundos e a velocidade máxima está limitada aos 210 km/h para ambos os modelos. A Mercedes anunciou ainda uma versão mais poderosa, com cerca de 750 cavalos (560 kW), mas sem divulgar detalhes.
Tecnologia de ponta
Como seria de esperar de o que se pode considerar ‘a versão elétrica do Classe S’, a tecnologia está em destaque. O EQS tem modo de condução autónoma de nível 3, o que significa que será capaz de entrar em modo de piloto automático em autoestrada.
No interior, a versão melhor equipada tem três ecrãs lado-a-lado (MBUX Hyperscreen), criando um efeito de continuidade: um ecrã para o condutor, um ecrã central e um ecrã para o passageiro Este último pode ser usado para entretenimento. Mas não para o condutor, já que este ecrã escurece automaticamente se o condutor olhar para ele. O que é possibilitado por uma câmara que também é capaz de detetar sinais de fadiga do condutor de modo alertá-lo e evitar acidentes.