Foram quase 2000 os veículos elétricos (VE) vendidos em setembro em Portugal. Um aumento de 65,3% relativamente ao mesmo mês de 2019. Um valor ainda mais relevante quando consideramos que as vendas de carros com motores de combustão interna caíram cerca de 16% no mesmo período. A queda de vendas deste tipo de veículos é superior a 40% entre janeiro e setembro (93453 em vez dos 165316 em 2019). Bem diferente do mercado dos veículos elétricos que, até ao momento, cresceu quase 40% – até setembro foram vendidos 12148 VE contra os 8708 do mesmo período do ano passado.
Entre os VE vendidos em setembro, a maior quota foi para os híbridos plug-in (PHEV), que venderam 1176 unidades. Os 100% elétricos (BEV) venderam 776 unidades.
A Mercedes liderou as vendas nos híbridos plug-in, com 334 unidades, seguida da BMW (291) e da Volvo (241). Nos 100% elétricos, foi a Tesla que mais vendeu em setembro com 207 unidades, seguida pela Renault (100) e pela Volkswagen (81). Este terceiro lugar é uma surpresa já que o ID.3 acabou de chegar ao mercado. No total do ano, a Tesla lidera as vendas dos BEV com 1064 unidades, seguida pela Renault (869) e Nissan (857).
Em termos globais, de janeiro a setembro venderam-se 105601 automóveis ligeiros de passageiros, o que significa que os veículos elétricos representam 11,7% de todos os automóveis vendidos em Portugal este ano.