O primeiro elétrico da Mazda já está disponível no mercado nacional. Trata-se de um SUV que a própria Mazda aponta para uma utilização mais citadina, apesar de a dimensão exterior, onde se destaca o capô longo, seja próxima de um SUV de dimensão média.
A bateria tem uma capacidade de 35,5 kWh, o que permite uma autonomia, de acordo com o WLTP, de 200 km (265 km em cidade). O consumo anunciado é de 19 kWh/100 km. A potência é de 107 kW (145 cavalos) e o binário de 271 Nm ajuda a conseguir a aceleração dos 0 aos 100 km um pouco abaixo dos 10 segundos. A velocidade máxima, limitada, é de 140 km/h.
O design a bordo é muito minimalista, com recurso a materiais reciclados e a algumas superfícies em cortiça. Tudo para garantir o menor impacto ambiental possível.
Ao centro, o ecrã é alongado e não é tátil. Uma decisão da Mazda para garantir maior segurança. O controlo é feito através de uma roda de comando situada na consola central. Sistema que suporta Android Auto e Apple CarPlay e que possibilita o acesso remoto, via app para smartphone, para localização do carro, acesso a dados relacionados com a bateria e carregamento e controlo a climatização. Deste modo, o utilizador pode iniciar a climatização do carro remotamente, não só por razões de conforto, mas também para poupar a bateria (arrefecer ou aquecer o carro enquanto está a carregar).
Mas há um ecrã tátil situado numa posição baixa, de acesso fácil ao condutor e passageiro. Um ecrã totalmente dedicado ao controlo da climatização. Uma interface simples, mas que, sinceramente, não nos parece fazer grande sentido considerando a funcionalidade reduzida. Os botões e comandos tradicionais seriam mais eficientes.
Bateria com refrigeração e carregamento rápido
A capacidade da bateria está longe de ser recorde, mas a Mazda apostou num sistema de armazenamento sofisticado com refrigeração por circuito líquido, bomba de calor e carregamento rápido em corrente contínua – potência até 45 kW, resultando numa velocidade de carregamento que ultrapassa os 200 km/h quando a carregar num Posto de Carregamento Rápido (PCR). No carregamento dito normal, em corrente alternada, a potência máxima é de 6,6 kW (monofásico de 32 amperes). Muito aquém da potência máxima disponibilizada pelos Postos de Carregamento Normal (22 kW), mas perfeitamente adequada ao carregamento em casa, já que permite recuperar totalmente a capacidade da bateria durante a noite (cerca de 6h) a uma velocidade de cerca de 30 km/h.
Preço promocional
O preço recomendado para o MX-30 começa nos €34.540 para a versão First Edition e nos €35.250 para a versão Excellence. Se equipado com todas as opções extra, o MX-30 custa cerca de €40.000.
No entanto, a Mazda tem um preço promocional de lançamento onde oferece o equivalente ao apoio ambiental, que já esgotou para 2020, ou seja, €3000. Se a isto se juntar o crédito da maca, o preço de entrada do MX-30 passa para €29.890 ou €375/mês durante 120 meses sem entrada inicial (TAEG de 8,9%).
Porta “free style”
O acesso ao banco de trás é feito através de portas que se abrem no sentido oposto ao habitual, como já conhecemos do BMW i3. Portas que só podem ser operadas com as portas frontais abertas. A bordo há espaço para cinco, mas o espaço no banco de trás é relativamente exíguo. Nada de incomum num SUV compacto, mas abaixo do que seria de esperar considerando a dimensão exterior do veículo.