Visão Visão
  • Assinar
  • Loja
  • Olá,
  • Sair
  • Entrar
  • Registo
  • Visão
  • Se7e
  • Saúde
  • Verde
  • Exame
  • Exame Informática
  • Júnior
  • JL
  • Visão
  • Se7e
  • Saúde
  • Verde
  • Exame
  • Exame Informática
  • Júnior
  • JL
  • Atualidade na Visão
    • Últimas
    • Política
    • Sociedade
    • Economia
    • Mundo
    • Cultura
    • Ambiente
    • Tecnologia
    • Desporto
    • Saúde
    • Imobiliário
    • História
    • Ideias
    • Fotografia
    • Viagens
    • Lifestyle
  • Opinião na Visão
    • Editorial
    • Crónicas
    • Bolsa de Especialistas
    • Nós Lá Fora
  • Mais na Visão
    • Newsletters
    • Podcasts
    • Oceano de Esperança
    • DESAFIOS
    • Volt
    • Iniciativas
    • VISÃO Brand Studio
    • Edição Impressa
    • Assinaturas
  • Sobre
    • Termos Utilização
    • Contactos
    • Publicidade
    • Ficha Técnica
    • Código de Conduta
    • Estatuto editorial
    • Política de cookies
    • Política de privacidade
  • Assinar
  • Loja

Volt

15.07.2020 às 11h11
Sérgio Magno Exame Informática

Nissan Ariya: o SUV elétrico da Nissan vai ter 500 km de autonomia

O próximo carro elétrico da Nissan vai chegar ao mercado em 2021, vai disponível com duas capacidades de bateria e em versões com tração frontal e traseira
Sérgio Magno Exame Informática

Volt

15.07.2020 às 11h11

Aí está o SUV elétrico que a Nissan anda a prometer há muito tempo. Depois de alguns anúncios em fase de protótipo, com a primeira revelação em 2017 sob a designação IMx, a Nissan anunciou as características finais do Ariya. E há novidades tecnológicas importantes no sistema elétrico quando comparado com o Leaf. A primeira é a utilização de um sistema de refrigeração ativo da bateria, com base num circuito líquido. Uma tecnologia que deverá permitir maior longevidade da bateria e carregamentos mais rápidos. O que é visível na potência máxima de carregamento anunciada: 130 kW nos postos de carregamento rápido (corrente contínua). Não menos importante é o aumento de potência máxima quando a usar postos de carregamento normal e domésticos: até 22 kW (trifásico) em corrente alternada nas versões com bateria de maior capacidade. Sim, porque o Ariya vai estar disponível com duas capacidades de bateria: 65 e 90 kWh, dos quais, 63 e 87 kWh serão usáveis (é habitual reservar-se alguma capacidade por razões de segurança e fiabilidade).
Mas não é só a bateria que vai mudar. No total, vão existir cinco versões do Ariya, duas com tração frontal e três com tração integral. A versão com maior autonomia (500 km, WLTP) será o Ariya 2WD com bateria de 90 kWh. Todas as cinco versões terão potência diferente, de 160 kW para o 2WD com bateria de 63 kWh, até 290 kW (mais de 500 cavalos) para o 4WD com bateria de 90 kW. Esta versão de topo será denominada Performance e terá uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos.

Outra novidade importante é a utilização da norma de carregamento CCS, o padrão na Europa, em vez do Chademo utilizado pelo Nissan Leaf.

Tecnológico

O Ariya vai adotar a tendência dos ecrãs digitais de grande dimensão. São dois, colocados lado-a-lado: o painel de instrumentos em frente ao condutor e o ecrã central. Os dois têm a mesma dimensão (12,3”), sendo que o central é tátil. Para facilitar o acesso à informação por parte do condutor, há também um Head-Up Display (HUD), que a Nissan garante ser um dos maiores do mercado. O Ariya também terá um assistente digital com capacidade de interagir com o condutor através de voz para, por exemplo, controlar a climatização, o sistema multimédia e a navegação. O rádio 4G integrado vai permitir ligação permanente à Internet e a mais recente versão do ProPilot vai oferecer assistência à condução avançada, que deverá permitir condução quase autónoma em algumas situações.

Quando e quanto?

Ainda não há datas concretos sobre a disponibilização e preço do Ariya. De acordo com a Nissan, este SUV elétrico vai chegar à Europa no próximo ano, mas a marca não especificou o mês de lançamento. Quanto ao preço, nada está ainda definido, mas fala-se num preço base próximo dos 40 mil euros.

Especificações para o mercado europeuARIYA (2WD)ARIYA (AWD – e-4ORCE)
 63 kWh87 kWh63 kWh87 kWh87 kWh Performance
 Capacidade da bateria
(estimada, sujeita a homologação)
65 kWh
(nominal)
63 kWh (utilizável)
90 kWh
(nominal)
87 kWh (utilizável)
65 kWh
(nominal)
63 kWh (utilizável)
90 kWh
(nominal)
87 kWh (utilizável)
90 kWh
(nominal)
87 kWh (utilizável)
 Potência160 kW178 kW205 kW225 kW290 kW
 Binário300 Nm300 Nm560 Nm600 Nm600 Nm
 Aceleração (0-100 km)7,5 s7,6 s5,9 s5,7 s5,1 s
 Velocidade máxima160 km/h160 km/h200 km/h200 km/h200 km/h
 Autonomia estimada
*Estimativa com base no WLTP
Até 360 kmAté 500 kmAté 340 kmAté 460 kmAté 400 km
 Comprimento4.595 mm
 Largura1.850 mm
 Altura1.660 mm
 Peso
(dependendo da versão e do equipamento)
1,8 t – 2,3 t
 Distância entre eixos2.775 mm
 Capacidade da bagageira2WD: LHD 468 l, RHD 466 l
4WD: LHD 415 l, RHD 408 l
 Tipo de carregamentoCCS (para a Europa)
 Tamanho dos pneus
(dianteiros e traseiros)
235/55R19
255/45R20 (disponíveis como opção)

Palavras-chave:

carros elétricosNissan
Pack especial de curta duração de 9 revistas (edição digital) por €9,99 mês

ASSINE JÁ

ASSINE JÁ!

CAPA DA EDIÇÃO

Exame Informática 306

Exame Informática nº 306, dezembro

Destaques

Tutoriais: dicas para dominar a tecnologia

Exame Informática TV

CAPA DA EDIÇÃO

Exame Informática 306

Exame Informática nº 306, dezembro

Sites do grupo Trust In News
  • Visão
  • Activa
  • Caras
  • Caras Decoração
  • Exame
  • Exame Informática
  • Jornal de Letras
  • Visão Junior
  • Visão Saúde
  • Visão +
  • Visão Se7e
  • A Nossa Prima
Trust in News
  • Termos e Condições de Utilização
  • Política de Privacidadde
  • Política de Cookies
Copyright © Trust in News. Todos os direitos reservados.