Se há estradas que são conhecidas pelo grande número de acidentes que propiciam, também existem pontos específicos em ruas, caminhos ou parques que representam um perigo para os condutores pelos danos que provocam nos pneus. A Bridgestone anuncia agora uma nova ferramenta que além de monitorizar o estado de ‘saúde’ dos pneus, também cria uma mapa de informação agregada sobre os locais onde deve ter cuidado para não acabar com um pneu rebentado.
O Sistema de Monitorização de Danos nos Pneus, como é chamado, tira partido dos diferentes sensores que existem num carro e, através de algoritmos de inteligência artificial, consegue detetar quando o pneu está danificado, se esse dano é na superfície ou na carcaça, lançando depois um alerta sobre a situação detetada – e que de acordo com a Bridgestone, será dado pelo sistema de infoentretenimento do próprio veículo.
Mas a nova ferramenta vai mais longe. “O sistema não só entende quando ocorreu o dano, mas também onde. Assim, fornece uma visão mais ampla das condições da estrada e infraestruturas, que pode ser usado para alertar as instituições responsáveis quanto à presença e localização de buracos e outros perigos”, sublinha André Bettencourt, diretor de marketing da Bridgestone Europe NV/SA, em resposta por e-mail, à Exame Informática.
O sistema de monitorização da Bridgestone não ‘vive’ sozinho – foi criado em parceria com a Microsoft e faz agora parte da Plataforma de Veículos Conectados (MCVP na sigla em inglês) da tecnológica americana. Os primeiros carros a terem acesso à nova ferramenta são de fabricantes automóveis que já usam a MCVP – quais, ao certo, não é revelado. “Mas a Bridgestone está também empenhada em disponibilizar este sistema para quem não utiliza a MCVP”, detalhou ainda André Bettencourt.
Este novo sistema da Bridgestone, além de estar pensado para uma nova geração de veículos, também foi projetado já a pensar em carros autónomos: a informação agregada sobre os locais onde se regista um maior número de danos a pneus poderá no futuro ser partilhada diretamente entre veículos que estão próximos.
A empresa japonesa adianta ainda que, de momento, ainda não tem qualquer parceria em Portugal na área das infraestruturas para que a informação desta nova plataforma possa ser usada para evitar danos nos veículos e, como consequência, potenciais acidentes no futuro.
Os danos provocados por buracos ou objetos na estrada e por lancis estão entre as principais causas de danos nos pneus que, juntamente com outro problemas – pressão inadequada e desgaste da borracha – estão na base de 30% dos acidentes causados por falhas técnicas, segundo dados do Departamento de Estatística de Transportes do Reino Unido, relativos a 2018.