E se pudesse deixar o carro estacionado num parque periférico de baixo custo e depois fazer o resto do percurso num género de hoverboard? E que tal ter um género de triciclo para levar as compras da mala do carro para casa? São soluções que, provavelmente, vão estar disponíveis como acessórios dos automóveis Ford e que já experimentámos numa visita ao centro de inovação da marca em Aachen, Alemanha.
A Ford criou um género de concurso de inovação sob o tema mobilidade urbana, onde pediu aos empregados da empresa para desenvolver sistemas de complemento ao automóvel: veículos compactos, que podem ser transportados nos carros, que permitam ao utilizador deslocar-se facilmente em zonas urbanas e/ou apoiar pessoas com dificuldades de locomoção. No total, foram apresentados 633 projetos, dos quais tivemos a oportunidade de experimentar dois dos finalistas, o Carr-E e o TriCiti.
O Carr-E faz lembrar um robô aspirador. O formato é fácil de justificar: o veículo tem uma dimensão similar a um pneu e foi desenhado para poder ser transportado no espaço de arrumação do pneu suplente. Com uma autonomia de 22 quilómetros e uma velocidade máxima de 18 km/h, o Carr-E pode transportar pessoas ou objetos com até 120 kg. Como pudemos experimentar, o controlo deste veículo assemelha-se ao controlo dos hoverboards ou de um Segway: a inclinação do corpo define a direção e velocidade. Há ainda outras duas formas de controlo fora do Carr-E: através do smartphone, que se transforma num comando à distância do veículo, e o modo de perseguição, onde este aparelho segue o utilizador. Este último modo pareceu-nos bem útil para transportar pesos, como é o caso das compras num centro comercial. Mas temos dúvidas que rodas tão pequenas permitam ultrapassar obstáculos em percursos no exterior, como os buracos tão típicos das estradas e dos passeios em Portugal.
O TriCiti pareceu-nos uma solução mais adequada a percursos mais acidentados. Graças a um sistema de articulação muito inteligente, este veículo de três rodas pode ser arrumado como se um carrinho de bebé se tratasse. O utilizador pode usá-lo de diferentes formas graças aos sistemas de encaixe que permitem colocar suportes em diferentes posições. É possível usá-lo de um modo similar a um triciclo comum, andar de pé deixando espaço para transportar carga ou como se fosse um carrinho de compras.
Segundo os responsáveis da Ford, estes projetos vão agora passar por uma fase de estudo de mercado de modo a perceber-se se faz sentido comercializar estes veículos.