Antigamente, em Portugal, os bebés eram abandonados na roda dos enjeitados, por mulheres desesperadas em estado de pobreza extrema. Na muito civilizada sociedade coreana atual, bebés são abandonados em “baby boxes” ligadas a instituições de caridade. E mais tarde são doados para adoção. Isto por si só tem todos os elementos de drama, tragédia e até exotismo contextual para explicar a vontade de Hirokazu Koreeda em criar uma história à sua volta, em Broker – Intermediários.
O realizador, de resto, já tinha mostrado interesse sobre o tema em Pai e Filho, indo aqui um pouco mais longe. Na verdade, a vários níveis, Broker está a meio caminho entre Shoplifters e Pai e Filho. Encontram-se no filme os elementos de denúncia e humanidade trágica, que nos remetem para o universo sórdido do abandono, os esquemas ilegais de adoção e tráfico de menores.
Koreeda fez uma investigação no terreno, ouvindo várias histórias, mas o resultado está mais no domínio da fábula, com elementos de comédia, do que no do neorrealismo. Volta a explorar a ideia reestruturada e quase pós-moderna de família que reconhecíamos em Shoplifters, tal como vimos em Os Parasitas, o filme-fenómeno do seu compatriota Bong Joon-ho.
Broker conta a história do dono de uma lavandaria, sempre falido, que juntamente com um “sócio” recebe bebés abandonados e vende-os a famílias no mercado negro. O esquema complica-se quando uma mãe arrependida volta para reclamar o filho. Todos juntos, acrescentando ainda uma criança que mora com eles, acabam por viver uma aventura trágica mas extremamente humana.
Importa esse questionamento da ideia de família não biológica. Tal como os bebés abandonados e adotados, que criam laços com pais afetivos que não são do mesmo sangue, as personagens de Koreeda parecem estar constantemente a criar famílias de conveniência, um faz de conta utilitário, mas com palpáveis consequências e eventuais benefícios emocionais. O filme estreou-se em Cannes, ganhando Song Kang-ho o prémio de Melhor Ator.
Broker – Intermediários > De Hirokazu Koreeda, com Song Kang-ho, Gang Dong-won, Doona Bae, Lee Ji-eun > 121 min.