“Avatar – O Caminho da Água”: O regresso ao admirável mundo azul

Foto: DR

“Avatar – O Caminho da Água”: O regresso ao admirável mundo azul

“Parece muito óbvio: deu muito dinheiro, então que se faça uma sequela. Mas Steven Spielberg não fez uma sequela do ET, apesar do enorme sucesso do filme. As coisas não são assim tão lineares”, explica o realizador James Cameron, na conferência de Imprensa global, à distância, sobre o novo Avatar – O Caminho da Água, justificando assim como foi resistindo à pressão de fazer uma sequela do comercialmente mais bem-sucedido filme de todos os tempos. Foi necessário esperar 13 anos, em que Cameron aproveitou para amadurecer e aprofundar as ideias de uma continuação de Avatar, que começara a desenvolver pouco depois da estreia do filme, em dezembro de 2009.

A aposta da Disney no novo Avatar é muito forte em termos financeiros, e a empresa até já desenvolveu uma zona inspirada em Pandora, num dos parques temáticos  Mas, apesar de James Cameron ser um realizador habituado a bater recordes de audiências, fica a expectativa de se O Caminho da Água conseguirá superar o êxito de bilheteira anterior. Será difícil, porque os costumes mudaram radicalmente, nos últimos anos, e a explosão das plataformas de streaming fez com que muitos perdessem o hábito de ir ao cinema. Mas grandes blockbusters, como este, são ainda vistos como um bálsamo para a indústria.

No mundo dos Na’vi A mensagem ecológica volta a ser importante no regresso do universo de Avatar, e essa é uma das razões para o grande sucesso desta saga, que promete continuar em 2024. Foto: DR

Avatar, diga-se, foi o expoente máximo do cinema enquanto espetáculo, apostando fortemente na tecnologia 3D, por forma que a experiência total apenas pudesse ser vivida em sala – aparecia, em 2009, já como resposta cabal às ofertas do pequeno ecrã. Quando a Academia de Hollywood, para grande surpresa, não atribuiu, em 2010, os Oscars de melhor filme e de melhor realizador a James Cameron, preferindo Estado de Guerra, de Kathryn Bigelow, a sua ex-mulher (e a primeira cineasta a receber a estatueta dourada de melhor realizadora), de alguma forma assinalou o início da queda da nova vaga de  tridimensionalidade do cinema, que entretanto ficou reduzida a algum cinema de género.

É importante para uma sequela respeitar aquilo de que o público mais gostou no primeiro filme, mas também deve surpreender

James cameron

Contudo, não seria justo reduzir Avatar a um prodígio tecnológico – muito embora os milhões de dólares investidos  tenham feito disso a sua mais visível virtude. Avatar é um daqueles filmes capazes de criar um universo próprio (como O Senhor dos Anéis, por exemplo), ou, como diz Jon Landau, que coproduziu os filmes: “James Cameron tem a capacidade de construir filmes que superam os próprios géneros em que se inserem.”

Cameron explica parte do conceito: “É importante para uma sequela respeitar aquilo de que o público mais gostou no primeiro filme, mas também deve surpreender. Há muitas surpresas no decorrer da história, que não podemos mostrar nos trailers, para que as pessoas não percam a experiência nos cinemas. Mas o filme também vai mais fundo em termos emocionais.”

Pais e filhos

Foto: DR

Uma das ideias iniciais é que os heróis de Avatar são agora pais e que tal muda o sentido de responsabilidade e de perceção do risco. “É-se mais destemido quando não se tem filhos; só com filhos é que se aprende a ter medo, porque é algo maior do que nós próprios e que podemos perder”, diz Cameron. Não será indiferente que James Cameron tenha cinco filhos e que os atores Sam Worthington e Zoë Saldaña tenham sido pais recentemente. É uma questão de identificação. Zoë reconhece mesmo a proximidade com a personagem que representa: “Quando algo é demasiado parecido connosco, não conseguimos ver bem. Só agora me apercebi de que eu e a Neytiri vivemos vidas paralelas, comungo com ela a coragem e a rebeldia.” Já Sam Worthington antecipa: “A minha personagem abre os seus olhos para o amor… É tudo sobre proteção e amor.” Diga-se que Neytiri é tão corajosa que, mesmo grávida de seis meses, enfrenta uma batalha – pelo futuro dos filhos, tem de defender Pandora.

Só agora me apercebi de que eu e a Neytiri vivemos vidas paralelas, comungo com ela a coragem e a rebeldia

Zoë Saldaña

Stephen Lang e Sigourney Weaver também estão de volta. Stephen reconhece as mudanças em Quaritch: “A personagem do primeiro filme é fantástica, colorida, mas sobretudo move-se como um tubarão irracional; no novo filme, acrescenta-se-lhe uma ironia magnífica. Foi um grande prazer trazê-lo de volta.” Já Kiri sofreu uma reinvenção radical, transformando-se numa adolescente. Sigourney Weaver explica: “Tive a sorte de ter muito tempo para preparar a personagem, fui a aulas nas escolas para ver como os miúdos falam, entre outras coisas… Até que achei que podia deixa a Kiri sair. Ela é uma mistura entre o que pesquisei e quem eu era aos 15 anos.”

O recorde de Kate

Novidade em O Caminho da Água é Kate Winslet, que não esconde o entusiasmo em entrar neste universo. Recorde-se que a atriz trabalhara com Cameron em Titanic, outro dos seus grandes êxitos de bilheteira. Winslet elogia o trabalho de escrita do realizador e argumentista: “O James escreve para personagens femininas que não são apenas fortes; elas são líderes, comandam com o seu coração.”

Alegadamente, a atriz terá batido o recorde de Tom Cruise (em Missão Impossível) ao aguentar sete minutos e 15 segundos sem respirar (face aos míticos seis minutos e 35 segundos do ator norte-americano). “Não foi nenhuma competição, fazia parte da personagem”, explica, mas sem disfarçar a satisfação pelo feito.

Curiosamente, apesar do orçamento de milhões, Cameron afirma que prefere trabalhar com uma equipa relativamente reduzida. Isso tem que ver com um conceito familiar de trabalho, uma ideia que contrasta com a exuberância da produção.

De resto, como explica Sam Worthington, para melhor entenderem o percurso das suas personagens, foi entregue aos atores o guião de “um Avatar 1,5”, que explicava o que se tinha passado entre os dois filmes. Isso ajudou a consolidar a narrativa e aquelas vidas ficcionadas.

Tudo o resto é James Cameron a trabalhar ao seu estilo, explorando as emoções, recriando universos e virando-se para um grande público, que poderá ser verdadeiramente transcontinental, aproveitando, claro está, todo o trabalho de construção feito no filme de 2009, que até recorreu a um linguista para criar o idioma dos Na’vi.

O segredo do sucesso

Foto: DR

James Cameron, como se sabe, fez uma autêntica fábrica de sucessos comerciais, a começar por Titanic, em 1997, que foi, durante muitos anos, o filme mais lucrativo da História, com uma receita superior a 2 200 milhões de dólares. Mas também assinou outras obras de forte impacto junto do grande público, como as sagas Aliens e Exterminador Implacável. Apesar do brutal investimento da Disney – que agora também produz o novo Avatar (o primeiro era da Fox) – em filmes como Os Vingadores e Piratas das Caraíbas (os mais caros de sempre, com orçamentos superiores a 300 milhões de dólares), o primeiro Avatar mantém-se, ao longo de mais de uma década, imperturbável no topo dos filmes mais lucrativos de todos os tempos.

O segredo parece ser a mistura entre uma espetacularidade, que só se pode usufruir plenamente no grande ecrã, e uma vertente emocional e humana que toca a todos. No caso específico de Avatar, prevalece, ainda, uma mensagem ecológica, que colhe cada vez mais adeptos. Contudo, para Jon Landau, coprodutor dos dois filmes e que trabalha com Cameron há décadas, O Caminho da Água vai para além disso: “É um filme de coração e de emoção, que deixa uma mensagem para o nosso mundo, não apenas sobre o ambiente mas também sobre a necessidade de aceitar as pessoas e as suas diferenças.”

Uma coisa é certa: não será necessário esperar mais 13 anos para que a Disney avance com um novo Avatar. Já estão previstos três “episódios”, ao ritmo de um filme por ano, a começar em 2024. Estaremos perante um novo fenómeno Star Wars?

Números

Avatar, de 2009, foi o filme mais lucrativo de sempre, e a sequela, que no dia 15 se estreia nos cinemas, é a quarta produção cinematográfica mais cara de todos os tempos

2 922 Receita de Avatar (2009) em milhões de dólares

237 Orçamento do primeiro Avatar, em milhões de dólares

160 Número de países em que O Caminho da Água vai estrear-se

350 Orçamento de O Caminho da Água em milhões de dólares

Veja o trailer

Avatar – O Caminho da Água > De James Cameron, com Sam Worthington, Zoe Saldaña, Kate Winslet, Sigourney Weaver, Stephen Lang > 193 min.

Mais na Visão

Mais Notícias

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

No dia em que celebra 50 anos, Victoria Beckham partilha imagens da infância e assume-se uma mulher feliz

No dia em que celebra 50 anos, Victoria Beckham partilha imagens da infância e assume-se uma mulher feliz

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Exercício físico capaz de reduzir risco de doenças cardiovasculares através da diminuição dos sinais de stress no cérebro. Os resultados de um um grande novo estudo

Exercício físico capaz de reduzir risco de doenças cardiovasculares através da diminuição dos sinais de stress no cérebro. Os resultados de um um grande novo estudo

Conta-me como foi o 25 de abril

Conta-me como foi o 25 de abril

Torel Palace em Lisboa: Um hotel perto do céu

Torel Palace em Lisboa: Um hotel perto do céu

Meta anuncia novo assistente de Inteligência Artificial com modelo Llama 3

Meta anuncia novo assistente de Inteligência Artificial com modelo Llama 3

O que sabemos sobre o look que Cristina Ferreira usou na Web Summit do Rio de Janeiro

O que sabemos sobre o look que Cristina Ferreira usou na Web Summit do Rio de Janeiro

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Revelado o destino de lua-de-mel de Dânia Neto

Revelado o destino de lua-de-mel de Dânia Neto

Razer Kishi Ultra: O comando para jogar onde quiser

Razer Kishi Ultra: O comando para jogar onde quiser

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

Investigação da FMUP cria novo biomaterial para tratar infeções ósseas

Investigação da FMUP cria novo biomaterial para tratar infeções ósseas

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

Olivia Munn conta como reagiu ao ver o próprio corpo após a dupla mastectomia

Olivia Munn conta como reagiu ao ver o próprio corpo após a dupla mastectomia

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

As primeiras palavras de Rita Ferro Rodrigues sobre a alegada separação de Ruben Vieira

As primeiras palavras de Rita Ferro Rodrigues sobre a alegada separação de Ruben Vieira

Lugar reservado: seleção de 27 cadeiras e poltronas

Lugar reservado: seleção de 27 cadeiras e poltronas

Há novas imagens do casamento de Dânia Neto com Luís Matos Cunha

Há novas imagens do casamento de Dânia Neto com Luís Matos Cunha

Cristina Ferreira vive momento inesquecível com João Monteiro no Brasil

Cristina Ferreira vive momento inesquecível com João Monteiro no Brasil

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

Conheça a razão porque Letizia esteve sempre sentada na sessão de cumprimentos

Conheça a razão porque Letizia esteve sempre sentada na sessão de cumprimentos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

O fenómeno dos creme Cica e por que precisa de um no nécessaire

O fenómeno dos creme Cica e por que precisa de um no nécessaire

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites