Em tempos de pandemia, há urgência em “criar soluções alternativas e éticas”, começou por sublinhar Alastair Fuad-Luke, curador-geral desta Porto Design Biennale (PDB) que terá 49 atividades, espalhadas por 24 lugares nas cidades do Porto e Matosinhos. À segunda edição, que decorrerá até 25 de julho, a PDB, organizada pela esad-idea (centro de investigação da Escola Superior de Artes e Design) foca-se em “desenhar o presente”, a partir de quatro Alter-Realidades: Paisagens, Cuidado, Produção e Vivências.

Afirmando-se como um “pluralista”, Fuad-Luke vira a atenção para a utilidade da prática do design, enquanto “processo, facilitador e catalisador no dia a dia” e defende soluções criativas pensadas com base no “agora”. Foi, aliás, essa a linha seguida no programa Autre, que representa França, o país convidado, e envolveu pensadores e designers num trabalho criativo, feito a partir de objetos recolhidos nas cidades do Porto e Matosinhos. Com curadoria de Caroline Naphegyi e Sam Baron, aí mostra-se como “o design pode ser uma prática útil na sociedade”. Além de um programa de rádio, Autre contempla diversas instalações e exposições para ver no Museu Nacional Soares dos Reis.

Outro eixo importante é a exposição Museu da Matéria Viva, na Casa do Design, em Matosinhos, que, diz Faud-Luke, pede atenção para todos os seres vivos e encoraja o público e os designers a construírem novas práticas e relações para o futuro. Para gerar alianças, estratégicas e práticas, que conduzam à criação de “comunidades de mudança”, objetivo desta edição, convocam-se os cidadãos a partilharem no Local (na página online da PDB) os seus desejos e propostas para as cidades, capazes de regenerar o nosso mundo.
Há três workshops incluídos na exposição Museu da Matéria Viva: “Navegando o cuidado – aprender com a água para o bem Comum” (Museu da Cidade – Bonjóia, Porto, 19-20 jun); “Cativando a Fibrosfera – Tornando as fibras têxteis em nova Matéria” (Casa do Design, Matosinhos, 24-26 jun); e “Laminaria Prophesea – Desenhando com Algas” (Museu da Quinta de Santiago, Matosinhos, 6-8 jul).
Porto Design Biennale > Vários locais do Porto e Matosinhos > até 25 jul > portodesignbiennale.pt