O Doclisboa segue para mais um programa que, devido às atuais condicionantes, se realiza exclusivamente online. “Arquivos do Presente” conta com sete sessões que têm a História recente e a contemporaneidade como base, abrangendo realidades diversas, do Brasil ao Burkina Faso.
Um dos filmes mais aguardados vem precisamente do Brasil. Em Antena da Raça, Paloma Rocha utiliza excertos dos filmes do seu pai, o grande Glauber Rocha, para estabelecer pontes com o presente. Em The Unknown, acompanhamos Simplice Herman Ganou, um realizador do Burkina Faso, que viaja até à Suíça com a difícil missão de descobrir histórias para o seu cinema. Também daquele país africano chega Après ta Révolte, ton Vote, de Kiswendsida Parfait Kaboré, um retrato da celebração da democracia.

Bulletproof, uma produção dos EUA assinada por Todd Chandler, faz uma análise dos rituais de violência nas escolas norte-americanas, apresentando-os como a causa de alguns acontecimentos trágicos que marcam o quotidiano do país. Camagroga, do espanhol Alfonso Amador, revela-nos o último agricultor das “huertas de Valencia”. O documentário argentino Río Turbio, de Tatiana Mazú González, é o filme possível sobre o silêncio forçado das mulheres que vivem junto às cidades de carvão da Patagónia. Finalmente, da Alemanha vem Purple Sea, filme densamente sensorial de Amel Alzakout e Khaled Abdulwahed, que nos transporta para o naufrágio de um barco cheio de migrantes que tentam chegar à Europa.

Doclisboa > doclisboa.org > 25 fev-3 mar > €2,50, passe €14