Imitando a estratégia das escolas, o Doclisboa começou por adiar o seu quarto “momento”, para depois optar por realizá-lo apenas online. Assim, a dezena de filmes que compõe o ciclo Ficaram Tantas Histórias por Contar fica disponível online até dia 24 – um ciclo com uma âncora histórica e absoluta pertinência. Um dos objetos mais notáveis é A Saída dos Comboios, documentário que Radu Jude, badalado cineasta romeno da nova vaga, realizou com Adrian Cioflâncă. Construído exclusivamente através de imagens de arquivo, faz um retrato cru do primeiro grande massacre de judeus na Roménia, que aconteceu na cidade de Iași, a 29 de junho de 1941. Foram assassinadas cerca de dez mil pessoas, à bala e por asfixia, em comboios de mercadorias.
Do Brasil, a curta A Morte Branca do Feiticeiro Negro, de Rodrigo Ribeiro – um ensaio poético que lembra o estilo do norte-americano Billy Woodberry –, propõe-nos uma viagem ao drama interior da depressão indígena no tempo colonial. Do México chega Radio Silence, de Juliana Fanjul, um filme-denúncia que conta a história de Carmen Aristegui, uma jornalista despedida do seu posto de trabalho por não abdicar dos princípios éticos de luta contra a desinformação. Do Congo, Downstream to Kinshasa, de Dieudo Hamadi, acompanha a jornada de um grupo de vítimas da sangrenta guerra dos seis dias, que se deslocam à capital para exigir uma indemnização.
No filme The Dream, Mohammad Malas fala-nos de um projeto em que pede a refugiados palestinianos que lhe contem os seus sonhos – interrompido pelo massacre de Sabra e Chatila, que matou centenas de pessoas, incluindo vários dos entrevistados. Em complemento, a importante obra de Malas, um dos mais prestigiados realizadores sírios, é revisitada em Unlocking Doors of Cinema, um documentário da autoria de Nezar Andary. O bilhete garante acesso à conversa com o realizador da respetiva sessão.
Veja o trailer de Radio Silence, de Juliana Fanjul
Doclisboa – 18ª Festival Internacional de Cinema > Ciclo Ficaram Tantas Histórias por Contar > até 24 fev > doclisboa.org