Quando começaram a ensaiar, veio o primeiro confinamento. Foram mandadas para casa. Retomaram os ensaios, conseguiram estrear-se em novembro. Vieram as limitações de circulação ao fim de semana, depois o Natal e o Ano Novo… Preparavam-se agora para retomar uma certa regularidade e são obrigadas a um segundo confinamento. Elas são Catarina Avelar, Márcia Breia, Maria Emília Correia e Lídia Franco, as atrizes que compõem o elenco da peça escrita pela britânica Caryl Churchill, Só Eu Escapei, encenada por João Lourenço para o palco da Sala Azul do Teatro Aberto. Perante estas contrariedades – ou chamemos-lhes desafios –, o Teatro Aberto decidiu filmar uma entrevista a cada uma das atrizes, feita pelo jornalista Tiago Palma, e editar os vídeos para serem lançados nas plataformas digitais da instituição: YouTube, Facebook e também Spotify (uma vez que haverá versão podcast das conversas).

A da Maria Emília Correia já se estreou, no passado dia 26, segue-se a de Catarina Avelar, a 2 de fevereiro, e, depois, as de Márcia Breia e de Lídia Franco. Ficam, a partir dessas datas, sempre disponíveis. “A sua vida, o teatro e as suas personagens [na peça Só Eu Escapei]”, é sobre isso que ouviremos as atrizes falarem nesta minissérie de quatro episódios, explica João Lourenço. E fala, sublinhando o papel político destas quatro mulheres, todas com mais de 70 anos, da “importância que tem o facto de, com esta idade, serem quatro protagonistas”. A ideia é criar, junto de quem vê e ouve estes episódios, uma vontade de ver a peça quando for reposta em palco.
Recorde-se que Só Eu Escapei aborda a vida de quatro mulheres na terceira idade que se encontram no jardim de uma delas para beber chá e, da bolha em que se transforma aquele espaço, olham para o mundo lá fora, com todas as agruras que nele identificamos hoje. “Surpreendeu-me a verdade que elas puseram nestas conversas”, revela Lourenço. “E, depois, o facto de não terem receio de falar, não terem receio de nada. Nunca as vi tão calmas, a falarem da vida delas. Uma serenidade e uma vontade de voltar… Umas lobas, com esta idade.”
Só eu Escapei > YouTube, Facebook e Spotify do Teatro Aberto > conversas com Maria Emília Correia (já disponível), Catarina Avelar (2 fev), Márcia Breia (9 fev) e Lídia Franco (16 fev) > grátis