A 19 de março de 1933, inaugurava o hotel Tivoli, em Lisboa. No dia da inauguração, que também era um domingo, curiosamente, não há registo de qualquer festa. Como explica João Prista, diretor-geral do Tivoli Avenida Liberdade, na época não havia classificação de estrelas e num primeiro anúncio, publicado no Diário de Notícias a 21 de março de 1933, apresenta-se como um “hotel moderno, sem pretensões a luxo, mas com todas as comodidades, conforto e higiene”.
Originalmente, o edifício era conhecido como o Palacete Rosa Damasceno, atriz do final do século XIX que ali viveu. Foram feitas obras de adaptação do palacete para hotel, uma obra da autoria do arquiteto Norte Júnior. Em 1955, foi transformado no atual edifício, tal como o conhecemos hoje, com nove andares, da autoria do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro. Ao longo dos anos, sofreu várias renovações, sendo a última grande renovação de 2017.

Este domingo, 19, a propósito do seu 90.º aniversário, haverá um programa cultural e gastronómico, que tem início à mesa da Cervejaria Liberdade, restaurante do hotel de cinco estrelas, que preparou um menu especial, inspirados nos anos 30.
Chama-se Menu 33 e será composto por uma sopa de peixe, rouille, tostas de alho e tomate e os célebres filetes de linguado enrolados em camarão, molho americano e florões de massa folhada. Para finalizar a refeição, há que espreitar o carro de sobremesas e escolher o que o apetite ditar.
O menu está disponível, ao almoço e jantar, de 19 a 25 de março (€59, inclui vinhos). No dia do aniversário, o Menu 33 terá um preço simbólico dos anos 30, que corresponde a 33 escudos (€0,16), atribuído às primeiras cinco reservas (T. 93 300 1457).
O programa continua no salão principal pelas 15 horas, com a exibição de A Canção de Lisboa, de Cottinelli Telmo. Estreado no ano de abertura do hotel, tem como protagonistas Vasco Santana e Beatriz Costa, que ali viveu durante mais de 30 anos, até à sua morte em 1996.

Mais tarde, pelas 16h45, será exibido o documentário sobre Beatriz Costa, Alegria é a Minha Religião, cedido pela RTP, da autoria de Paula Castelar e Henriques Mateus, com realização de Laurent Filipe. Ambas as sessões são grátis, mas requerem reserva de lugar (através do e-mail avenidaliberdade@tivoli-hotels.com).
O dia termina com o concerto, de entrada livre, de Maria João acompanhada ao piano por Mário Laginha, a partir das 18h45. E como esta é uma festa de aniversário, não faltará uma fatia de bolo e um brinde.
Tivoli Avenida Liberdade > Av. da Liberdade, 85, Lisboa > T. 21 319 8900 > 19 mar, dom