É num ambiente romântico que se percorre esta singular casa burguesa. O Palacete Silva Monteiro, onde se encontra a Casa do Vinho Verde (sede da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, desde 1944), está agora aberto a visitas guiadas, nas tardes de sábado.
Maria Gonçalves, a guia, ajuda a traçar o perfil de Silva Monteiro, empresário com uma vida pública ativa, que viveu no Brasil e viajou pelo mundo, e que sintetiza a abertura e a modernização da cidade do Porto, no século XIX.
Situado numa encosta sobre o rio Douro, o edifício do século XIX foi ampliado e moldado ao gosto de Silva Monteiro, a quem “foi atribuído o título de conde, apesar de não ter sangue azul”. “É a casa de um brasileiro torna-viagem, em que se misturam estilos decorativos e que nos conta a história pessoal do proprietário”, explica Maria.
No piso térreo, destacam-se, entre outros, o imponente salão nobre, a singular sala vermelha, onde outrora estava o fumoir (sala de fumo), e a entrada, cujos elementos decorativos deixam adivinhar a opulência das divisões seguintes.
Na verdade, quem vê a fachada não imagina a beleza do interior, em particular a da escadaria de influência neoclássica, restaurada por uma equipa do Curso de Restauro, da Universidade Católica do Porto. Sobre esta desce a luz natural, através de uma das mais bonitas claraboias da cidade, rodeada de pinturas a mostrar os lugares onde o proprietário viveu, representados pelos barcos em Massarelos (Porto), na baía de Guanabara (Rio de Janeiro) e em Lisboa.
Dali, chega-se ao salão de baile, e quase parece ouvir-se a banda, ao fundo, a tocar; à acolhedora sala árabe, onde, pensa-se, eram recebidas as senhoras; e à sala de estar dourada, cujos desenhos são assinados pelo pintor francês Lefebvre.
A visita guiada de uma hora termina no exterior. Atente-se à Fonte das Três Graças e aos jardins românticos, em socalco, com uma vista aberta sobre o rio Douro. No final, um brinde, numa prova de duas referências à região de vinho Verde.
Palacete Silva Monteiro > Casa do Vinho Verde, R. da Restauração, 318, Porto > T. 22 607 7300 > sáb 14h30-18h30 > €5, marcação em vinhoverde.pt