Esqueça as prateleiras cheias de livros dispostos pela lombada – aqui julga-se pela capa, e elas estão todas à vista, seja nos escaparates pintados de um cinza-claro seja na mesa branca, ao centro da sala. Esta forma de apresentar os livros é explicada por Raul Reis: “Somos uma livraria dedicada à cultura visual, especializada nas áreas de arte, fotografia, ilustração e design, nesse sentido a capa é muito valorizada.”
A preto-e-branco, coloridas, só com letras ou fotografias, são elas, as capas, que criam o jogo cromático na No Frame x Culsete, aberta no início de fevereiro, em Campo de Ourique.
Quem conhece a Culsete, a livraria independente no centro da cidade de Setúbal, percebe a ligação, mas há mais uns pormenores que é preciso contextualizar – e que ajudam a explicar a originalidade deste projeto, em que se entra tocando à campainha.
A No Frame Creative divide-se em agência de design e publicidade e em editora, ambas funcionam aqui e são da responsabilidade de Raul Reis, diretor criativo, editor e marido de Rita Siborro, com quem divide o projeto da Culsete. “É um espaço que funciona como um showroom da editora, onde estão todas as nossas edições, complementado por outros livros e uma parede dedicada a exposições”, diz Raul.

Chancelas como a Phaidon, Gestalten, Spector Books, Documenta, Slanted ou pH. e autores como Vivian Maier, Dieter Rams, Duarte Belo, Humberto Brito, Saul Leiter e Annie Leibovitz podem ser encontrados aqui, além de uma pequena oferta de livro ilustrado. A estes, juntam-se as edições de autor da No Frame, cuidadas e de pequena tiragem, como Em Tua Pele, o último volume da trilogia de Raul Reis, e Inventar o Vazio, de Cláudia Freitas, dois livros dedicados à fotografia.
Sempre que possível, os lançamentos são acompanhados de uma exposição ou de conteúdos audiovisuais, como documentários, “uma ideia que”, diz Raul, “é a evolução natural do nosso trabalho”, agora concretizada nesta livraria.
No Frame x Culsete > R. Correia Teles, 86 C, Lisboa > T. 21 388 0412 > ter-sex 11h-19h, sáb 10h-13h