1. Lisboa
Apaixonada por Lisboa, onde vive, adora perder-se em longos passeios a pé e descobrir coisas novas. “É uma cidade que me atafulha, preenche e submerge, sem nunca me irritar.” Na verdade, às vezes, Leonor precisa de sair para voltar a olhar e ficar “embevecida com os recantos, diversidade, arquitetura dos bairros…”
2. Livraria Dentu Zona, Amadora
Nesta livraria, na Cova da Moura, um “sítio sui generis”, diz, encontra livros de literatura negra, dedicados às temáticas e problemáticas culturais do racismo. E, tal como afirma Vítor Sanches, mentor da Dentu Zona, nascido e criado no bairro, “só faz sentido estar naquele lugar”.
3. Maputo, Moçambique
Foi a cidade onde viveu dos 4 aos 10 anos e da qual guarda vivências significativas. “A experiência ficou gravada no modo de olhar as coisas, de seguir em frente”, confessa. Maputo, aonde deseja regressar em breve, mostrou-lhe novos caminhos. “Muita coisa vem dali.”
4. Sri Lanka
Viajou pelo país em 2015, durante três semanas, e apaixonou-se. “É incrível como as diversas religiões coabitam, criando cor, diversidade e dinâmicas distintas.” Conta ainda que, apesar do aparente caos, de trânsito e de pessoas, “é tudo muito calmo, sem stresse”.
5. Livro
Os Rapazes de Nickel, de Colson Whitehead, foi o último livro que leu. “É uma história triste, de sobrevivência, entre dois amigos negros num reformatório, na América dos anos 60.”
6. Filme “Blade Runner”
“É o filme da minha vida. Houve alturas em que até sabia os diálogos de cor. Muito denso, muito humano, onde parece que nada se passa, mas tudo é intenso”