A pandemia alterou a agenda e, pela primeira vez, foi preciso cancelar toda a programação cultural na cidade de Viseu, incluindo a tradicional Feira de São Mateus e o Festival de Street Art Tons da Primavera. Em alternativa surge, agora, o Cubo Mágico, programa multidisciplinar que “recupera os acontecimentos mais marcantes da agenda cultural da cidade, numa escala micro e com calendário alargado”, explica Jorge Sobrado, vereador da Cultura do município.
O Cubo Mágico, a durar até 21 de setembro, não pretende ser um festival, antes um aglutinador de diferentes manifestações artísticas. Neste reencontro com a cultura, haverá mais de 600 iniciativas, em cerca de duas dezenas de lugares ao ar livre, como ruas, praças e parques verdes. O programa inclui concertos, espetáculos, exposições, mercados, gastronomia, cinema e oficinas. E, claro, contará com carrosséis coloridos e farturas doces. “É um cubo atípico, num ano fora do comum, criado para restaurar a vida e recompor as diversas faces da matriz criativa e cultural da cidade”, sublinha o vereador.

Com o regressar da arte pública a Viseu, haverá novas intervenções urbanas, que traduzem os dilemas, as contradições e as experiências do momento atual, de artistas como Bordalo II, a dupla Draw & Contra, Jorge Charrua, Mosaik, Ana Seixas, Nuno Rodrigues e Paulo Medeiros.
O Mercado 2 de Maio receberá provas de vinhos e petiscos durante a Festa das Vindimas, enquanto o Parque Aquilino Ribeiro será ocupado por comida saudável com o mercado Viseu Sabe Bem e o Vegan Fest. Já a Rua Direita, no coração da cidade, ilumina-se com uma instalação de luz inspirada na cestaria tradicional, enquanto 15 lojas serão (re)ocupadas com projetos de diversas áreas.
Na expectativa de receber cerca de 200 mil pessoas, durante os próximos dois meses, como é comum no verão, e para garantir a segurança, todos as iniciativas terão lotação limitada e entrada controlada. Embora os bilhetes sejam grátis – com exceção do cinema drive in (€19 por carro), que decorrerá no recinto da feira semanal –, é obrigatória a reserva prévia na plataforma Blueticket.
Com uma janela de dois meses e uma programação a decorrer em simultâneo em lugares distintos, durante a tarde e à noite, o Cubo Mágico quer dispersar o público por toda a cidade. Da Cava de Viriato ao Parque Urbano de Santiago, do Fontelo ao Adro da Sé, até 21 de setembro haverá bons motivos para meter o pé na estrada.
Cubo Mágico > vários locais de Viseu > até 21 set > Programação completa em cubomagicoviseu.pt