
O Vintage House tem agora uma decoração mais rústica
Nos vinhos, um vintage é fruto de uma colheita de excecional qualidade. Na vila de Pinhão, o Vintage House Hotel não podia ser senão um cinco estrelas que, agora regressado à Taylor’s, que o inaugurou em 1998, está ainda mais bonito e acolhedor. A casa do vinho do Porto, do grupo The Fladgate Partnership, quis dar-lhe mais glamour, dotando-o de “uma oferta de luxo, mas rústica, porque está dentro de uma quinta, no campo”, descreve o CEO da empresa, Adrian Bridge.
A renovação do hotel nota-se logo na receção, que foi alargada e pintada de azul. Quatro novas e enormes suítes (entre 75 e 82 metros quadrados) juntaram-se aos 43 quartos existentes, cuja decoração foi também renovada e onde não faltam cadeiras estofadas com o mesmo tecido dos cortinados e almofadas, camas com dossel e canapés. Os azulejos antigos, azuis e brancos, continuam a forrar o mobiliário das casas de banho desta casa do século XIX, e, nas paredes, há quadros, muitos quadros, com imagens alusivas ao Douro.
É um hotel de cara lavada, para fazer esquecer os últimos anos de má navegação, e que continua a abraçar o rio que se avista de todas as janelas dos quartos. Obrigatória era, naturalmente, a melhoria da carta de vinhos do restaurante Rabelo, chefiado agora por João Santos, cuja cozinha quer aliar os sabores regionais a novas experiências gastronómicas. Na verdade, tudo cheira a novo no Vintage House Hotel, desde o bar Library e da loja de vinhos aos jardins exteriores. Agora que, com a abertura do Túnel do Marão, a região está a menos de uma hora e meia do Porto, Adrian Bridge quer que o Pinhão se torne “o coração do turismo de qualidade” do Douro. E a renovação do Vintage House é só o primeiro passo. Dentro de três anos, espera ver concluído o novo edifício, que terá mais 30 quartos, um auditório, um museu sobre a região, uma piscina interior e um spa (para combater a sazonalidade da piscina exterior) – ali mesmo, contíguo ao hotel, junto ao cais, sobranceiro ao rio.
Permita-nos o leitor a confidência: que bem se está neste lugar onde o único ruído é o apito dos barcos que ali passam a caminho de Barca d’Alva. E, melhor ainda, se estivermos acompanhados por um copo de vinho do Porto. Vintage, de preferência.

Cursos de vinhos, provas de degustação, visitas a quintas e centros de provas da região, passeios de barco e de bicicleta são algumas das novas atividades do hotel
Vintage House Hotel > R. Manuel António Saraiva, Pinhão > T. 254 730 230 > quarto standard a partir €150, com pequeno-almoço