A Horta dos Cedros é ideal para um casal com filhos ou para um pequeno grupo de amigos (seis pessoas no máximo)
Mário Joao
Depois da ponte por cima da ribeira, avista-se um painel de azulejos que assinala a Horta dos Cedros. Uma vez lá dentro, vê-se, ao seu lado, uma casa pintada de verde, totalmente independente e batizada de House of Art. Trata-se do novo projeto de alojamento local de Rita Appleton e Luís Jardim Pereira, bem perto do centro de Tomar. “Pensei em fazer desta casa, a antiga casa dos caseiros, o meu escritório, mas depois decidimos transformá-la de maneira a receber hóspedes”, explica Rita Appleton. Chama-se House of Art por causa da formação de Rita, História de Arte. E a cultura não se limita a ficar à porta, numa placa.
Mal se entra, o tom bege do sofá e de algumas almofadas combinam com o vermelho do quadro da autoria de Ana Isabel Hitzemann, que ali se encontra exposto e à venda. Nos dois quartos, podem ainda apreciar-se mais dois exemplares da pintora, nascida no Porto. “Em princípio as exposições serão trimestrais, estou a contar que Miguel Palma seja o próximo”, diz Rita.
Os hóspedes da House of Art também podem ignorar a existência da cozinha e aproveitar os dotes culinários do casal, encomendando o almoço ou jantar. “Sabemos e gostamos de cozinhar. O Luís é mais sofisticado, eu gosto mais de pratos típicos portugueses”, comenta Rita. Receber como se os hóspedes estivessem na sua própria casa e promover a arte contemporânea são, de resto, os objetivos. “Se correr bem, pensamos em renovar a casa que está perto da capoeira.” Ideias não faltam bem como espaço – a quinta tem cerca de um hectar e só termina com o rio Nabão a passar ali, a dois passos.
A dois quilómetros da Horta dos Cedros chega-se a uma praia fluvial, na Albufeira de Castelo de Bode, ideal para mergulhar e/ou fazer um piquenique
Mário Joao
Horta dos Cedros – House of Art > Ponte da Vala, Tomar > T. 91 863 9919, 96 308 3188 > a partir de €70 (duas pessoas, com pequeno-almoço incluído)
Mário Joao